AtaNews Publicidade 728x90
17/08/2020 às 08h58min - Atualizada em 17/08/2020 às 08h58min

Menina de 7 anos vence a Covid-19 e recebe alta após 17 dias de UTI na Santa Casa de Araçatuba

Santa Casa de Araçatuba
Foto: Divulgação
Após 17 dias internada na UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Araçatuba, Ester, de sete anos, recebeu alta na última sexta-feira (14) e segue em adaptação respiratória na Pediatria. Ela chegou ao hospital na madrugada de 28 de julho em quadro clínico grave e suspeita de Covid-19, diagnóstico que foi confirmado dias depois. Passou oito dias intubada e neste mesmo período também precisou passar por diálise peritoneal.

A mãe da paciente autorizou a divulgação do caso e da filmagem da alta. “Desde o princípio, o Dr. Anderson (Azevedo Dutra) deixou claro que a situação de minha filha era muito grave, mas que todos os recursos médicos e do hospital já estavam sendo utilizados para reverter a situação”, relembra Rosane Curvello dos Reis Alves, mãe da paciente.

Muito feliz e “agradecida a Deus por ter nos trazido a um hospital com uma equipe tão competente e acolhedora e que não desistiu em nenhum momento de minha filha”, Rosane diz que a evolução do quadro clinico para grave foi muito rápido e os primeiros sintomas confundidos como decorrência de comorbidades.

Ester é uma criança especial, e 15 dias antes do agravamento clínico, “teve um inchaço em uma das pernas que foi avaliado como problemas de coagulação”. Depois passou a sentir cansaço, “que foi explicado como possível quadro de anemia”.

Na noite de 27 de julho, com muita dificuldade para respirar, a criança foi levada à Santa Casa de Birigui e imediatamente removida para a Santa Casa de Araçatuba, onde a equipe médica coordenada pelo neonatologista Anderson Azevedo Dutra constatou comprometimento dos pulmões.

“Foram dias muito difíceis em que a equipe também precisou lidar com o meu desespero e nunca faltaram explicações técnicas sobre o tratamento que estava sendo realizado e palavras de conforto; isso me deixou muito segura”, explica Rosane que agora conta os dias para voltar para casa.

“Sou muito grata a Deus porque minha filha está evoluindo bem a cada dia e por tudo que recebemos aqui: das funcionárias da limpeza aos médicos, das funcionárias da copa que traziam as refeições às da equipe de enfermagem que além do tratamento, cuidavam também de colocar enfeites dos cabelos de minha filha”.

Dentre meados de julho até o dia 11 de agosto, a UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Araçatuba recebeu três crianças com diagnósticos positivos de Covid-19. Apenas um dos casos era de Araçatuba e somente Ester precisou ser intubada. Outras duas crianças seguem internadas sob suspeita de infecção por coronavírus.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »