AtaNews Publicidade 728x90
13/08/2020 às 14h53min - Atualizada em 13/08/2020 às 14h53min

Confira dicas de como planejar a compra de um apartamento

A compra de um imóvel exige planejamento para evitar problemas.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Comprar um imóvel é uma decisão muito importante. Afinal, trata-se de um bem de alto valor agregado e uma dívida que você irá assumir a longo prazo.
 
Assim, se o objetivo é viver por pouco tempo em uma cidade ou um bairro, o aluguel ainda é a melhor opção. Agora, se você já encontrou o local perfeito para fixar residência, pode começar a se planejar para realizar o sonho da casa própria.
 
No caso dos apartamentos, a ideia é a mesma, com a diferença de precisar considerar alguns itens a mais. Se este é o imóvel dos seus sonhos, veja dicas de como planejar sua compra.
 

Analise como está o seu orçamento

Estar com o orçamento em dia é imprescindível para que a compra do seu apartamento não pese no seu bolso. Assim, anote todos os seus gastos e dívidas. Há algo que pode ser reduzido? Adote essa medida.
 
Para evitar surpresas, mantenha uma planilha com tudo anotado. Além disso, procure quitar as dívidas, especialmente, as com empréstimos e cartões de crédito. Se possível, já faça uma análise do quanto a compra do apartamento pesa nas suas contas. A dica é que não comprometa mais do que 30% do orçamento.
 

Estude qual financiamento é mais interessante

Por mais que você pretenda usar parte de um dinheiro poupado como entrada no seu novo apartamento, são raros os casos em que o imóvel é pago à vista com esse valor.
 
Assim, conheça quais financiamentos estão disponíveis. Se for seu primeiro imóvel, você poderá usar o Minha Casa, Minha Vida. Caso contrário, existem outras opções oferecidas pelas instituições financeiras. Pesquise sobre os financiamentos e estude taxas, juros e benefícios envolvidos.
 

Considere necessidades de agora e do futuro

Tenha em mente que a compra de um apartamento é um investimento de longo prazo. Por isso, será importante considerar necessidades atuais e futuras. Por exemplo, se você mora sozinho, mas pretende se casar em breve, um imóvel de dois quartos é mais indicado que uma kitnet.
 
Além disso, a ideia de ter filhos ou adotar um animal de estimação, mesmo que não esteja nos planos mais próximos, precisa ser analisada.
 

Conheça o condomínio e suas facilidades

Os apartamentos envolvem um custo a mais, que será pago mensalmente: o valor do condomínio. Assim, você precisa conhecer o que é oferecido e como funcionam as regras para entender se é realmente o que você deseja.
 
Alguém que gosta de fazer festas todo final de semana, receber visitas e ter um jardim não vai se adaptar tão facilmente a um apartamento. Além disso, é preciso verificar se o condomínio conta com facilidade como parquinho infantil, piscina e academia, por exemplo. Tudo isso tem um custo, mas gera praticidade para o morador.
 

Veja se é permitido ter animais de estimação

Muitas famílias já consideram a ideia de ter um animal de estimação, mesmo que em um apartamento. No entanto, não são todos os condomínios que permitem os pets, inclusive os pequenos, como canarinhos.
 
Enquanto estiver fazendo sua pesquisa, procure por apartamentos que incluem esta regra. Se você gosta de animais, já descarte as opções que não permitem pets no espaço.
 

Verifique se o apartamento recebe luz solar

Iluminação solar é um elemento que precisa ser verificado quando você começar a fazer visitas nos apartamentos que te interessam. Se o imóvel escolhido recebe pouca ou nenhuma luz do Sol, a tendência é de um ambiente úmido, gelado e até que contenha mofo.
 
Também veja em qual momento do dia o Sol ilumina o apartamento, alguns recebem mais luz solar pela manhã, enquanto outros no período da tarde. A dica é visitar o imóvel em dias e horários diferentes, além, é claro, de perguntar para o corretor ou dono do imóvel sobre isso.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »