AtaNews Publicidade 728x90
04/08/2020 às 15h29min - Atualizada em 04/08/2020 às 15h29min

Como escolher a melhor ração para o seu pet?

Preço, sabor, recomendação de idade e necessidade nutricional são alguns dos requisitos na hora de comprar o produto

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Dentre os muitos cuidados com os pets que os tutores devem ter, estão as visitas frequentes ao médico-veterinário, para a realização de um check up do estado geral de saúde do animal de estimação, e a orientação sobre a melhor forma de nutrir o pet. Pode parecer simples, mas a escolha da ração que o animal de estimação vai consumir é coisa séria!
 
Uma decisão errada pode até colocar a saúde do melhor amigo em risco, caso ele tenha alguma restrição por conta de alguma doença prévia. Muitos tutores se deixam levar por preço, marca e sabor, mas há muito mais a ser avaliado. Confira alguns fatores, a seguir.
 

Perfil do pet

A primeira coisa que deve ser levada em conta na hora de adquirir um pacote de ração é a idade, o porte e a raça do animal, se ele é ou não castrado e se pratica exercícios físicos. Filhotes, cadelas grávidas ou em amamentando e pets agitados precisam de muito mais calorias e nutrientes do que um animal sedentário e idoso, por exemplo.
 

Consistência

Para o dia a dia, o indicado são as rações secas. Ricas em fibras, elas ajudam a limpar os dentes e a manter o correto funcionamento intestinal. As rações úmidas podem ser consideradas um agrado ao pet. É indicado que sejam misturadas ao produto seco para melhorar a sensação de saciedade e a ingestão de fibras.
 
A periodicidade fica a cargo do dono, de acordo com a orientação do médico-veterinário. Para pets obesos ou com problemas de saúde, a indicação de consumo pode ser mais restrita.
 

Informações do rótulo

Assim como ocorre nos alimentos destinados aos humanos, os ingredientes devem ser listados do que está em maior quantidade para o que está em menor.

Para cães e gatos, o ideal é que a lista comece com proteínas e só depois inclua vitaminas e carboidratos. Isso garante que o alimento seja nutricionalmente melhor para o animal de estimação.
 
Trigo, soja e milho são ingredientes relativamente baratos, mas que não são bem digeridos por cães, por exemplo. Por isso, se o rótulo indicá-los, é bom repensar a aquisição do produto. Também evite as rações com corantes, saborizantes e adoçantes, além das que indicam genericamente conter subprodutos de carne e proteína animal — geralmente, gordura e carcaças pouco nutritivas, que são baratas, mas ruins para o bem-estar do pet.
 

Casos especiais

Alguns bichinhos de estimação precisam de cuidados especiais com a alimentação a fim de manter a saúde em dia. Pets com problemas cardíacos ou renais, diabéticos, alérgicos e obesos requerem ração balanceada e indicada para a sua condição de saúde. A orientação do médico-veterinário é fundamental para que o pet não passe fome e nem coma nada que possa fazer mal a ele.
 

Classificações

As rações podem ser classificadas como:
  • econômica: custa menos e tem pouca qualidade nutricional;
  • standard: com preço acessível, pode não ter boas proteínas em sua composição;
  • premium: enriquecida com vitaminas, tem boas proteínas em sua receita,
  • superpremium: mais caras, são feitas com proteínas de qualidade, ingredientes naturais, livres de transgênicos, corantes e antioxidantes sintéticos. É uma opção que pode valer a pena na relação custo X benefício.
 

Marcas

Outra dica bacana é buscar referências sobre os fabricantes. Procure indicações e tente encontrar o que os internautas e outros tutores têm a dizer sobre o produto e a marca. Essa recomendação pode ser bastante importante, fazendo toda a diferença na dieta do seu amigo.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »