AtaNews Publicidade 728x90
03/08/2020 às 11h30min - Atualizada em 03/08/2020 às 11h30min

SIRAN e Senar promovem curso gratuito de eletricista

Ação está sendo realizada em Rubiácea, com apoio da prefeitura, e visa capacitar produtores e trabalhadores rurais em instalações elétricas de baixa tensão

Marcelo Teixeira
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Fios, interruptores, conectores e lâmpadas tomam as mesas de um barracão amplo e arejado de Rubiácea (SP). Sobre elas, 10 produtores rurais manuseiam atentamente os materiais, durante o curso Eletricista – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, promovido pelo SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), em parceria com o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), e apoio da prefeitura.

A ação conta com dois dias de aulas teóricas e outros dois de atividades práticas. No total, são 32 horas de curso, divididas em quatro dias, com oito horas de aula cada um. De acordo com o instrutor Dantes Sirineu dos Santos, diversas situações são abordadas, como noções básicas sobre eletricidade, materiais utilizados, ferramentas e instrumentos necessários e técnicas de instalações. E tudo levando em conta a segurança.



"A gente dá detalhes sobre os materiais adequados, a montagem padrão, qual tipo de cabo no relógio, disjuntor, até o quadro de distribuição. Entre outras coisas, fazemos também simulação do levantamento de carga, com a medição da potência de cada equipamento, como chuveiro, ar condicionado, iluminação, e depois a divisão em circuitos. Queremos capacitar esse pessoal para instalações corretas do início ao fim do processo", explica Santos.

A turma de Rubiácea atingiu o número máximo de 10 participantes. Antes da pandemia de Covid-19, a quantidade era de até 16 pessoas. Agora, seguindo as orientações das autoridades de saúde, todas usam máscaras, têm álcool em gel à disposição, contam materiais de estudo desinfetados, e mantêm distanciamento. Os participantes recebem gratuitamente material didático e certificado de conclusão.


Apoio

Dos 10 participantes do curso, três são mulheres, sendo uma delas a vendedora Dayane Kálita Negreiros Silva. Ela é esposa de um eletricista de alta tensão e teve atiçada a curiosidade pela profissão do marido quando ficou sabendo do curso. Agora, pensa até em complementar o trabalho do companheiro. "Primeiro, vou treinar em casa os conhecimentos que adquiri. Depois, quem sabe, posso até mesmo me aprofundar no assunto e ajudar o marido, né", diz Dayane.

A prefeitura é parceira na ação – desde 1999, o poder público municipal de Rubiácea apoia a realização de cursos do SIRAN e do Senar – dispondo-se a colaborar na divulgação, sensibilização dos moradores e coleta de inscrições. O secretário municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Leandro Henrique Meza da Silva, acompanhou parte do curso.

A prefeita Lenira Maria Silva de Novais destaca que a ação oferece oportunidade de ampliar os conhecimentos na área, além de possuir um importante componente econômico e social. "Fazemos questão de apoiar as ações do SIRAN e do Senar, pois elas capacitam mão de obra e propiciam a inserção dos participantes no mercado de trabalho. E tudo de forma gratuita. Isso é muito importante para a nossa população", afirma a prefeita.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »