AtaNews Publicidade 728x90
30/07/2020 às 10h04min - Atualizada em 30/07/2020 às 10h04min

Araçatuba é premiada pela OPAS e Ministério da Saúde em pesquisa na área de saúde bucal

A Prefeitura de Araçatuba novamente foi premiada na área da saúde.

Assessoria de Imprensa
O trabalho “Reorganização do processo de trabalho em saúde bucal no SUS durante a pandemia da Covid-19”, realizado na área de Gestão da Atenção Básica no início de março, foi classificado como um dos melhores dentre os inscritos no Prêmio Atenção Primária Forte (APS) no SUS – no Combate à Pandemia, promovido pelo Ministério da Saúde, Organização Pan-americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, na primeira etapa.

A experiência exitosa de Araçatuba foi inscrita pelos servidores municipais João Gabriel Paulino Mazzon, coordenador de Saúde Bucal e Leá Lofego, coordenadora de Saúde Bucal da Atenção Básica da Associação Mahatma Gandhi, ambos representando toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). O apoio institucional foi realizado pela articuladora da Saúde Bucal do DRS II de Araçatuba, Dr.ª Lúcia Maria Lima Lemos de Melo. As ações realizadas são orientadas pela diretora do Departamento de Atenção Básica, Cristiane Camargo e pela secretária municipal de Saúde, Carmem Silva Guariente.

A estratégia inscrita visa garantir assistência odontológica segura e otimizar a força de trabalho no enfrentamento da pandemia da Covid-19 fora dos consultórios, ações fundamentadas nas normativas do Ministério da Saúde, Anvisa, Secretaria Estadual de Saúde/SP, Lives, Teleconsultorias e na Literatura.

A reorganização dos processos de trabalho possibilitou o acompanhamento dos pacientes notificados, a coleta de Teste Rápido Covid-19, orientações específicas com relação à Covid-19 no Alô Saúde, participação na campanha de vacinação contra a Influenza, contribuiu para o monitoramento de todos os pacientes notificados no município, diminuindo assim os impactos da pandemia.

Integram as ações desse trabalho: 28 Equipes de Saúde Bucal (ESB) da Atenção Primária, 07 ESB do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), 4 ESB que atuam nas Escolas Municipais.
 
LIVE
O município foi convidado pela OPAS para apresentar o trabalho por meio de uma live no dia 30 de julho de 2020, às 17h, e está concorrendo a uma viagem de estudo para conhecer uma experiência de organização de rede de atenção à saúde centrada na Atenção Primária, a ser definida pela OPAS/OMS e pelo Ministério da Saúde e pode ser mencionado em uma publicação da OPAS sobre o tema.

O Prêmio da OPAS/OMS, além de representar o reconhecimento do mérito do trabalho desenvolvido, é um incentivo às experiências exitosas do SUS na gestão municipal. A OPAS e o Ministério da Saúde publicarão edital específico para a segunda etapa, em data oportuna.

“A seleção do trabalho para o prêmio ratifica todo o empenho e desenvolvimento da Atenção Básica, sob a direção da enfermeira Cristiane Camargo, e das diretrizes do governo Dilador e Edna. Atenção Básica e Assistência Odontológica andam juntas, o olhar de gestão com uma visão que vai além dos consultórios foi colocado em prática pela Atenção Básica e neste momento de Covid-19 buscamos os recursos que tínhamos. O empenho e a dedicação dos profissionais de saúde bucal além dos consultórios resultou na integração do trabalho desses profissionais em ações de saúde coletiva das quais eles estão inseridos. É um grande desafio que está dando um excelente resultado”, finaliza Carmem Guariente.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »