AtaNews Publicidade 728x90
20/07/2020 às 09h44min - Atualizada em 20/07/2020 às 09h44min

A física quântica tem a resposta sobre quem veio primeiro: o ovo ou a galinha

HISTORY
O paradoxo do "ovo e da galinha" foi proposto pela primeira vez pelos filósofos na Grécia Antiga para descrever o problema de determinar causa e efeito. Qual dos dois veio antes?  Uma equipe de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, e do Instituto NÉEL, da França, comprovou que tanto o ovo como a galinha vieram primeiro. A resposta para essa conclusão confusa está na física quântica.

"A estranheza da mecânica quântica significa que os eventos podem acontecer sem uma ordem estabelecida", disse a Drª Jacqui Romero, do departamento de física da Universidade de Queensland. “Pegue o exemplo de sua ida diária ao trabalho, onde você viaja em parte de ônibus e em parte de trem. Normalmente, você pegaria o ônibus e depois o trem, ou o contrário. Em nosso experimento, esses dois eventos podem acontecer primeiro", disse Romero. "Isso é chamado de 'ordem causal indefinida' e não é algo que podemos observar em nossa vida cotidiana", completou.

Para observar esse efeito em laboratório, os pesquisadores usaram uma configuração chamada interruptor quântico fotônico. O experimento registrou transformações ou mudanças na forma de partículas de luz ou fótons. E as mudanças, por sua vez, dependiam de uma das propriedades da luz: a polarização (a direção na qual um campo elétrico se move). "Medindo a polarização dos fótons na saída do interruptor quântico, conseguimos mostrar que a ordem das transformações na forma da luz não foi definida", disse o Dr. Fabio Costa, da Universidade de Queensland.

De acordo com os pesquisadores, essa experiência é uma demonstração inicial, mas em uma escala maior, a ordem causal indefinida pode ter aplicações práticas reais, como tornar os computadores mais eficientes ou melhorar a comunicação. "Essencialmente, embora em geral duas partículas sejam necessárias para uma operação de computação, com uma chave quântica você precisa apenas de uma", disse Romero.

"A galinha e o ovo são na verdade uma metáfora. A literatura popular sempre pergunta o que veio primeiro. E o que provamos com esse experimento, no qual 'A acontece antes de B' e 'B acontece antes de A' pode ser verdade ao mesmo tempo, é que os dois eventos acontecem primeiro", acrescentou Romero.

Se ainda assim a explicação permanece confusa, não há motivo para se frustrar. A física quântica é um assunto notoriamente difícil de entender. "Acho que posso dizer com segurança que ninguém entende a mecânica quântica", costumava afirmar o físico teórico Richard Feynman (1918-1988). 

Para uma resposta mais simples a respeito da questão do ovo e da galinha (e que passa longe das complexidades da física quântica) basta dizer que primeiro ovo amniota - isto é, um ovo de casca dura que pode ser depositado em terra, em vez de permanecer na água como os ovos de peixes ou anfíbios - apareceu há cerca de 312 milhões de anos.  Já as galinhas são descendentes domesticadas de uma espécie de ave selvagem. Elas provavelmente surgiram há pouco mais de oito mil anos. Ou seja, por esse ângulo, é possível afirmar que o ovo veio antes da galinha. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »