AtaNews Publicidade 728x90
17/07/2020 às 16h55min - Atualizada em 17/07/2020 às 16h55min

Por que as pessoas têm uma percepção visual distinta ao verem o mesmo objeto?

Questão guiou um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia que mapeou a impressão visual exclusiva de cada participante sobre distorção perceptiva

Olhar Digital
Uma nova pesquisa da Universidade da Califórnia, publicada recentemente na revista Proceedings, revelou algo que impactará as práticas de medicina, tecnologia, direção e esportes, entre outros campos em que a localização visual precisa é crítica.

Cientistas descobriram que a nossa capacidade de identificar a localização exata e o tamanho das coisas varia não só de uma pessoa para outra como até mesmo dentro do nosso próprio campo visual.

"Assumimos que nossa percepção é um reflexo perfeito do mundo físico ao nosso redor, mas este estudo mostra que cada um de nós tem uma impressão visual única", disse a principal autora do estudo, Zixuan Wang.

Para melhor exemplificar, Wang cita o caso de um motorista que faz um pequeno erro de cálculo sobre a localização de um pedestre que atravessa a rua, o que pode causar um acidente. Outro exemplo, nos esportes, quando um erro de julgamento visual pode levar à controvérsia ou até mesmo à derrota em um campeonato.

Método de análise
Os pesquisadores procuraram entender se pessoas diferentes veem objetos ao seu redor exatamente da mesma maneira. 

Na primeira tarefa de testar a localização visual, os participantes do estudo identificaram na tela do computador a localização de um alvo circular. Em outro experimento, analisando variações perceptivas dentro do campo de visão de cada pessoa, visualizaram duas linhas distantes a uma distância mínima e determinaram se uma linha estava localizada no sentido horário ou anti-horário da outra linha.

Estudo mostra que cada um de nós tem uma percepção visual única. Foto: Reprodução

Estudo mostra que cada um de nós tem uma percepção visual única. Foto: Reprodução



Já em um experimento que mediu a percepção do tamanho, os participantes visualizaram uma série de arcos de comprimentos variados e tiveram que estimar seus tamanhos. Surpreendentemente, as pessoas perceberam exatamente os mesmos arcos maiores em alguns locais do campo visual e menores em outros locais.

Resultados
No geral, os resultados mostraram variações notáveis no desempenho visual entre o grupo e até dentro do campo de visão de cada indivíduo. Os dados foram mapeados para mostrar a impressão visual exclusiva de cada participante do estudo sobre distorção perceptiva.

"Embora nosso estudo possa sugerir que a fonte de nossas deficiências visuais possa se originar em nosso cérebro, novas investigações são necessárias para descobrir a base neural", disse Wang, acrescentando que também é importante "como nos adaptamos a elas e compensamos nossos erros".

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »