AtaNews Publicidade 728x90
10/07/2020 às 15h27min - Atualizada em 10/07/2020 às 15h27min

Astrônomos descobrem um paredão de galáxias sobre o polo sul

Batizado de Parede do Polo Sul, aglomerado tem 1,4 billhão de anos-luz de diâmetro e contém centenas de milhares de galáxias

Olhar Digital
Astrônomos descobriram sobre o Polo Sul de nosso planeta um paredão de galáxias com um diâmetro de 1,4 bilhão de anos-luz. Batizada de "Parede do Polo Sul", ela é a sexta maior estrutura cósmica deste tipo já encontrada.

Ela sempre esteve lá, mas não havia sido vista até agora porque grandes partes dela ficam meio bilhão de anos-luz atrás da Via Láctea, cujo brilho prejudica a observação da região. Por isso ela ficou conhecida como "zona de obscurecimento galáctico".

A descoberta foi feita por uma equipe liderada por Daniel Pomarede, cosmógrafo da Universidade Paris-Saclay na França. Em 2014 Pomarede e sua equipe descobriram o supercluster de Lanaikea, um imenso aglomerado de galáxias, da qual a Via Láctea faz parte, que tem 520 milhões de anos-luz de largura e a massa de 100 milhões de bilhões de sóis.

Para olhar através do véu da Zona de Obscurecimento Galáctico eles analisaram o movimento de galáxias na região, medindo tanto a velocidade com que se afastam de nós quanto sua movimentação relativa às outras.

Com isso, conseguiram gerar um mapa tridimensional do espaço que mostra uma imensa "bolha" mais ou menos centralizada na parte mais ao sul do céu, contendo centenas de milhares de galáxias. Os resultados da pesquisa foram publicados no The Astrophysical Journal.

A parede pode ser ainda maior: a equipe admite que ainda não mapeou toda sua extensão, afirmando que "não saberemos sua extensão total, nem se é incomum, até que possamos mapear o universo em uma escala significativamente maior", disseram os autores.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »