AtaNews Publicidade 728x90
02/07/2020 às 12h18min - Atualizada em 02/07/2020 às 12h18min

Prefeitura cria UBS Covid em prédio da UPA do Umuarama

Assessoria de Imprensa
O prédio que seria destinado ao funcionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Umuarama funcionará, a partir desta quinta-feira (2), como Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19.

A utilização do prédio foi autorizada pelo Ministério da Saúde através do despacho nº 47 de 19 de junho de 2020, da Secretaria Executiva do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento.

Essa será uma Unidade de Saúde da Atenção Básica temporariamente destinada a atender pessoas com síndrome gripal com sintomas leves e atuará de forma complementar às Unidades Básicas de Saúde e com articulação com a Rede de Atenção à Saúde (UBS, Pronto Socorro Municipal e Hospital Municipal).

Serão feitos atendimentos como acolhimento com classificação de risco, consulta médica, medicação, observação para casos leves, procedimentos de enfermagem e encaminhamento dos casos de maior risco ao Pronto Socorro Municipal.

O Centro de Atendimento também fará coleta de exames para identificar Covid-19 através de teste rápido e PCR. Os exames serão realizados somente em pacientes notificados à Vigilância Epidemiológica, em monitoramento e agendados previamente pelo serviço.

COLETA PARA EXAME EM SISTEMA DRIVE-THRU
A unidade também estará preparada para coleta para exames em sistema drive-thru, com todo o atendimento feito com o paciente dentro do carro.

Serão examinados os pacientes que já foram notificados com síndrome gripal e têm nome na lista de notificados fornecida pela Vigilância Epidemiológica ou tenham em mãos um canhoto referente à notificação, identificando o dia indicado para coleta. No caso do suspeito ser um pedestre, haverá uma fila separada para o acolhimento, respeitando 2 metros de distância entre as pessoas.

INTEGRAÇÃO DOS SERVIÇOS
Além disso, o equipamento será um centro de integração da Atenção Básica com as demais UBS e serviços dos demais níveis de atenção à saúde. O atendimento será para todos os bairros.

Haverá monitoramento e acompanhamento assistencial no domicílio, se necessário, dos pacientes que ficaram em observação no Pronto Socorro Municipal e/ou foram avaliados pelo Pronto Socorro, Santa Casa que receberam alta.

O Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 está na rua Joaquim Cândido, 982, bairro Umuarama e funcionará das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Após este período, passará a funcionar com Unidade Básica de Saúde completa.

HISTÓRICO
A administração anterior iniciou a construção da UPA no bairro Umuarama em julho de 2012 e inaugurou o prédio no final do segundo mandato dele, em 2016, sem mobiliário.

O atual governo assumiu em 2017 e desde então fez o pedido para transformar a UPA em Unidade Básica de Saúde (UBS). Muitas cidades em todo o país recusaram manter as UPAS devido ao alto custo de manutenção.

O município, então, aguardava a autorização do Ministério da Saúde para funcionamento da Unidade Básica de Saúde. Na última semana, o Ministério da Saúde autorizou a Prefeitura de Araçatuba a colocar a UBS em funcionamento.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »