AtaNews Publicidade 728x90
30/06/2020 às 15h01min - Atualizada em 30/06/2020 às 15h01min

Salmão ao forno envolto e um delicioso brioche

A Receitaria
Grelhado, cozido no vapor e até cru: existem inúmeras maneiras de degustar um bom salmão. Com esta receita, apresentamos um método bastante original que merece ser conhecido: um filé de salmão aromatizado com ervas envolto em... brioche. Uma delícia!

Ingredientes:

1 filé de salmão (750-800 g);
Ervas picadas (salsa, cebolinha, alecrim e tomilho);
Suco e raspas de limão siciliano;
Sal e pimenta.

Para o brioche:

270 g de farinha;
20 g de fermento biológico fresco;
100 ml de leite quente;
3 gemas;
1 ovo;
20 g de açúcar;
10 g de sal;
95 g de manteiga à temperatura ambiente;
1 gema;
2 colheres de sopa de leite morno.

Para o creme de salmão:

150 g de filé de salmão;
Sal;
Noz-moscada;
1 pitada de chili em pó;
150 g de creme de leite.

Passo a passo:

1) Para o brioche, misture primeiro 20 g de farinha com o fermento e cerca de 50 ml de leite morno; cubra tudo e deixe a massa crescer em temperatura ambiente, até que rachaduras se formem na superfície.

Coloque o restante da farinha em uma tigela, faça um buraco no meio e coloque a massa previamente misturada. Adicione as gemas, o ovo, o açúcar, o sal, a manteiga e o restante do leite e amasse todos os ingredientes para obter uma massa lisa, que não grude nos dedos. Deixe a massa crescer, coberta, em temperatura ambiente, até o volume dobrar. Em seguida, coloque-a na geladeira durante a noite e amasse-a novamente no dia seguinte antes de usá-la.

2) Lave o salmão e deixe que a água escorra bem. Em seguida, corte 150 g do filé em cubos e coloque-os no congelador por 5 minutos.

3) Corte o restante do salmão em dois pedaços grandes. Banhe os filés com suco de limão de ambos os lados, tempere com sal, pimenta e ervas picadas. Em seguida, coloque os filés no congelador por 5 minutos.

4) Enquanto isso, bata os cubos de salmão com chili em pó, noz-moscada e creme de leite (adicione o creme de leite aos poucos, para integrá-lo bem ao peixe). O creme deve ficar suave e brilhante.

5) Abra a massa de brioche em forma de retângulo. Coloque um dos filés de salmão no meio. Espalhe um pouco de creme de salmão por cima e pressione suavemente o segundo filé de salmão sobre ele.

6) Enrole o salmão na massa de brioche.

7) Misture as gemas com o leite morno e pincele-os sobre a massa de brioche. Agora deixe o brioche crescer por 45 minutos em temperatura ambiente antes de cortar a superfície com uma faca. Asse a 190 °C por 45 min até dourar.



Este brioche não é bonito por fora? Imagine o cheiro quando você o tira do forno. Ficamos com água na boca!

Brioche de salmão cortado

Brioche de salmão cortado



Agora é só partir para a cozinha e pôr mãos à obra! Aproveite!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »