AtaNews Publicidade 728x90
30/06/2020 às 09h23min - Atualizada em 30/06/2020 às 09h23min

Uma temporada no inferno

Lucas Lanna Resende
Assessoria de Imprensa, Naves Coelho
Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (26), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos divulgou os nomes das quatro crianças vencedoras do concurso de máscaras "Pequenos heróis contra o vilão coronavírus". A proposta da pasta - louvável, diga-se de passagem - pretende incentivar o uso da proteção facial pelos pequenos, que, assim como o atual presidente da República, não conseguem entender a gravidade da pandemia que assola o mundo e, principalmente, o Brasil. 

Em vídeo institucional, a ministra Damares Alves explica que, para participar do concurso, as crianças precisam abusar da criatividade para esmerilhar suas máscaras e enviar três fotos que comprovem que o trabalho foi realizado por elas. "Não vale adulto fazer pela criança", deixou claro a ministra com o dedo em riste, simulando uma austeridade incompatível com aquela personalidade que já brindou os brasileiros com "menino veste azul e menina veste rosa", "gravidez é um problema que só dura nove meses" e que a exploração sexual de meninas na Ilha do Marajó, no Pará, ocorre "porque elas não têm calcinha".

Damares, no entanto, deixou o melhor para o final do vídeo. Com um entusiasmo extraordinário, ela anunciou que o prêmio para quem elaborar as máscaras mais criativas e engraçadas será uma tarde junto dela e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, no Palácio da Alvorada. 

Há cerca de um ano e meio à frente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares coleciona polêmicas e carece de feitos relevantes para a pasta. Só para se ter uma ideia, em 2019 houve 48,4 mil denúncias de violações contra os idosos, o que representa aumento de 22,6% em relação a 2018. O ministério, no entanto, contra-argumenta apelando para o Programa Viver, lançado no ano passado com intuito de otimizar oportunidades para inclusão digital e social da pessoa idosa. Porém, não apresenta nenhuma conexão com negligência, abuso financeiro e econômico, discriminação, trabalho escravo, tortura, tratamentos ou penas cruéis, tráfico de pessoas, entre outras práticas que se caracterizam como violações.

Sob a gestão de Damares, em agosto do ano passado, a Comissão de Mortos e Desaparecidos - órgão vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - teve quatro dos sete integrantes substituídos. Um dos que entraram foi coronel reformado Weslei Antônio Maretti, que já defendeu a memória de Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-chefe do DOI-CODI (um dos principais órgãos de repressão política) durante o regime militar. Na tentativa de se desvencilhar dessa situação que é, no mínimo, paradoxal, a pasta se contentou apenas com a elaboração de uma nota de esclarecimento.

Já em 2020, o feito mais controverso do ministério foi a omissão dos dados de violência policial no relatório anual dos direitos humanos. Somente depois de pressão da mídia foi que a pasta se justificou. Em nota, afirmou que "foram identificadas inconsistências" em relação aos números referentes à violência policial. Foi preciso, contudo, que a justiça federal determinasse a divulgação dos dados. 

É por essas e outras que muitos olham as ações de Damares com ceticismo. Posto isso, considerar que sua companhia é um prêmio para as crianças brasileiras é um tanto quanto estranho.

Até hoje, nunca  tive notícias de nenhuma visita guiada ao inferno, a não ser a de Dante Alighieri. E, tenho comigo, Dante não considerou essa jornada atípica como um prêmio dado por Virgílio. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »