AtaNews Publicidade 728x90
29/06/2020 às 08h28min - Atualizada em 29/06/2020 às 08h28min

Caixa e Sebrae fazem parceria com Prefeitura em prol das micro e pequenas empresas

PMA
Foto: Divulgação
Uma reunião no gabinete do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, serviu para anunciar uma parceria de otimização de linhas de crédito da Caixa Econômica Federal para micro e pequenas empresas em Araçatuba, bem como das novidades em capacitação rápida para ações em época de pandemia por parte do Sebrae.

A Prefeitura de Araçatuba participa do empenho conjunto através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT), que vai receber os interessados e concentrar as captações de dados e documentos, promovendo o encaminhamento ao banco, de modo a acelerar o contato.

“É grande a importância de termos mais uma opção para o empreendedor, que também está sofrendo nessa pandemia, e que possa ter dificuldades nos sistemas digitais pela internet”, explica o secretário municipal Marcelo Mazzei.

O superintendente executivo de Varejo da Caixa, Jayner Pires Conceição, apresentou o Giro Caixa Pronampe, pelo quai “o microempreendedor MEI, a micro e a pequena empresa podem ter linha de crédito com taxas reduzidas e outras vantagens, em razão da menor capacidade de fluxo e caixa dessas empresas”.

Segundo a proposta apresentada pelo banco, o programa oferece taxa Selic mais 1,25% ao ano, que significa juros de 0,29% ao mês. O tempo para pagamento é de 36 meses, sendo 8 de carência e 28 para pagamento.

Outras características são de que a liberação é de até 30% do faturamento de 2019 da micro ou pequena empresa e exigência de manutenção do quadro de funcionários pelo menos até 60 dias após a data de pagamento da última prestação. “É um socorro imediato, que ajuda a manter os empregos por um período de segurança e se baseia em um referência sóbria, pois considera o faturamento da empresa no ano passado, pois não faz sentido considerar essa fase terrível de faturamento durante a pandemia”, garante o superintendente.

Cibele Sant’Anna Pestillo, consultora de negócios do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas, de Araçatuba, falou dos diversos programas de capacitação e modernização já existentes no sistema para os setores atendidos e das novidades para adaptações em decorrência do período e pandemia.

“Entre outras novidades que já estão para serem anunciadas e postas em prática, temos os fóruns coletivos para economia criativa e colaborativa, como o “Criativ@s em Pauta”, o programa “Inclusão Produtiva”, para conscientização para o empreendedorismo, e o Programa Enfrentar, que iniciamos com academias e profissionais de educação física, mas que se aplica a outros setores também. Não estamos mais em ritmo de jogar a bóia para socorrer, nosso papel é pular na água para ensinar a nadar logo”, descreveu a consultora.

Dilador Borges agradeceu a visita conjunta dos representantes das instituições e renovou o incentivo às parcerias entre poder público e iniciativas empresariais. “Sempre acreditei que as parcerias são o que realmente farão a cidade, o estado, o país andar para frente. Sabemos bem que nossa realidade atual não teria saído do lugar se não fossem as parcerias e a consciência da sociedade sobre a necessidade de trabalho conjunto. Essa combinação de sucesso certamente vai trazer mais uma segurança aos nossos micro e pequenos empreendedores, que movimentam nossa economia local e regional e promovem empregabilidade e renda”, concluiu o prefeito.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »