AtaNews Publicidade 728x90
23/03/2018 às 11h23min - Atualizada em 23/03/2018 às 11h23min

Cientista de dados: como fazer parte de uma das profissões que mais crescem

Tecmundo
Foto: Divulgação

Você já pode ter ouvido falar que “dados são o novo ouro”. Em parte, é verdade. A popularização da internet trouxe com ela uma oportunidade única para empresas e governos entenderem as necessidades de quem utiliza seus serviços. Mas isso também significa que existe uma quantidade cada vez maior de informação sendo armazenada, e é preciso ter alguém com capacidade para decifrar esses números e transformá-los em algo palpável.

Foi isso o que contribuiu para o crescimento da profissão de cientista de dados. Segundo a IBM, a demanda por esse tipo de profissional deve aumentar em 28% até 2020. O cargo, que antes existia apenas nas empresas que queriam se destacar no mercado, virou praticamente obrigatório em qualquer companhia que envolva a internet no modelo de negócios. Isso explica o aumento gradual na demanda para pessoas com habilidades na área.

Por onde começar?

Quem se interessa pela carreira pode ficar um pouco receoso achando que entrar na área é caro e difícil, mas as coisas podem ser bem mais simples do que se imagina. A plataforma de cursos online Udacity oferece uma dessas possibilidades, com programas completos que não exigem experiência prévia dos alunos. O Fundamentos de Data Science I é um que está com vagas abertas e ensina, em apenas dois meses, todo o essencial para começar a dar os primeiros passos no mundo da ciência de dados.

Lá existem opções para todos os níveis de conhecimento. Quem já sabe programar na linguagem Python e tem uma boa base em estatística e probabilidade pode passar para os vídeos mais avançados, que trazem conceitos importantes sobre machine learning, big data e map reduce.

Os cursos da Udacity se destacam por serem feitos em parceria com grandes empresas, como Google, Facebook, Amazon, IBM e Intel. Eles também se diferenciam ao oferecer uma abordagem mais prática, para que o aluno aprenda fazendo e já possa sair com um portfólio inicial em busca de colocação no mercado.

O que é preciso para ser um cientista de dados?

As competências necessárias variam dependendo da empresa ou do produto, mas existe um conjunto delas que é esperado de quem deseja ingressar nessa área. Conhecimento em linguagens de programação, por exemplo, será algo certamente cobrado por possíveis empregadores durante entrevistas e testes. O mesmo vale para saber lidar com estatísticas.

Essas exigências são recompensadas com bons salários, mesmo para as pessoas que estão apenas iniciando a carreira na profissão. Dados da plataforma Love Mondays mostram que, em média, quem trabalha na área ganha mais de R$ 8 mil mensais. O crescimento de startups brasileiras, que estão se destacando cada vez mais no cenário internacional, assegura a exigência constante de gente qualificada e bem-remunerada, já que a competição por esse tipo de profissional é alta.

Ainda em dúvida?

Planejar o futuro profissional nunca é uma coisa fácil, mas a Udacity também criou uma solução para isso. A plataforma preparou uma trilha de conhecimentos para que você descubra qual perfil de trabalho é mais atraente e já possa dar uma olhada nos cursos ideais para encarar esse desafio. Com certeza vale a pena conferir e começar a se preparar para o futuro.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »