AtaNews Publicidade 728x90
26/06/2020 às 12h01min - Atualizada em 26/06/2020 às 12h01min

Morre Ernesto Trentin

Admirado pela inteligência e pelo trâmite que tinha nas diversas esferas políticas, Trentin foi prefeito de prefeito de Pereira Barreto, chefe de gabinete de secretarias de Estado, diretor do Metrô da capital paulista, secretário adjunto da Agricultura e Abastecimento, secretário de Estado da Promoção Social, e assessor da diretoria do SIRAN por 17 anos

Assessoria de Imprensa
Morre aos 85 anos, Ernesto Trentin, Assessor da diretoria do SIRAN. ( Foto: Divulgação)
Morreu nesta sexta-feira (26/06), em Araçatuba (SP), aos 85 anos, Ernesto Trentin. Assessor da diretoria do SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) por 17 anos, fez amigos, fez a diferença atuando em articulações políticas e agora deixa um vácuo.

A política, aliás, que sempre foi a sua grande paixão. Antes de chegar à entidade, Trentin foi vereador em Murutinga do Sul (SP), prefeito de Pereira Barreto (SP), chefe de gabinete de secretarias de Estado, diretor do Metrô da capital paulista, secretário adjunto de Estado da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, e secretário de Estado da Promoção Social.

Pessoa de fácil relacionamento, educado, discreto e dedicado ao trabalho, era admirado por todos os que o conheceram. Desde 2002, auxiliou os presidentes do SIRAN (Fernando Caserta Aguiar, Alfredo Ferreira Neves Filho, Antonio Carlos Ferreira, Luiz Antonio Pereira de Morais, Marco Antonio Viol e Fábio Brancato) em todas as demandas relativas a ações administrativas e articulações com os associados e com o poder público.

Foi casado com Leni (falecida em 2013), teve quatro filhos (Ernesto, Edilson, Eduardo e Élcio) e cinco netos (Thiago, Gabriel e Elcio, Felipe e Amanda). Nasceu em Araçatuba e de sua terra natal partiu (15/01/1935 – 26/06/2020). O SIRAN presta homenagem ao amigo e singular ser humano Ernesto Trentin e se solidariza à família neste momento de profunda tristeza.

Palavras dos presidentes

"O Trentin chegou ao SIRAN em 2002, por indicação do Cândido Arruy. Ele já era conhecido da maioria dos associados, inclusive do meu pai. Durante o meu mandato nos tornamos amigos. Com toda a sua experiência de gestão e política, nos ajudou muito, nos pleitos do setor, na organização e na realização da exposição agropecuária (Expô Araçatuba). Era um ótimo gestor, e, acima disso, uma enorme figura humana" – Fernando Caserta Aguiar (2002/2005)

"Em 2010, o SIRAN começou o ano com uma dívida de R$ 500 mil, e pressionado pelas ações do MST, que tinha no bairro Engenheiro Taveira um dos maiores acampamentos do país. Nesse contexto, o conhecimento e a habilidade política do Ernesto Trentin foi fundamental para promovermos uma reviravolta.

Realizamos o Abril Verde, que reuniu cerca de 1800 produtores rurais, com patrocinadores e palestrantes significativos, que participaram, em grande parte, graças aos contatos do Trentin. Ele foi simplesmente brilhante, pois uniu a diretoria, que, trabalhando com o seu suporte, ao final daquela gestão deixou meio milhão de reais em caixa" – Antonio Carlos Ferreira (2010/2011)

"O Trentin foi para nós um achado. Uma pessoa que veio cobrir todas deficiências na parte administrativa e política do SIRAN. Ele foi essencial para a gestão do sindicato. Com sua experiência, veio somar e deu respaldo as nossas ações. Sem o Trentin, o SIRAN não seria o que é hoje. Ele foi uma pessoa maravilhosa, de um carisma e uma capacidade de articulação inegável. Você, Trentin, nos fará muita falta como homem e como meu amigo. Que Deus o tenha. Até um dia!" – Luiz Antonio Pereira de Morais (2012/2014)

"Ele foi um expoente. Com o seu conhecimento e relacionamento no mundo político, o Trentin deu uma nova dinâmica ao SIRAN. Ajudou a alavancar e reestruturar o sindicato, nos permitindo entrar em uma nova era. Não é exagero dizer que a história recente do SIRAN é marcada por antes e depois do Trentin. Temos muito a agradecer a ele, que, apesar de ter sido funcionário, sempre lembrado como um diretor, tamanho o respeito que tínhamos por ele, e, principalmente, como um grande amigo" – Marco Antonio Viol (2014/2017)

"O 'seu' Ernesto foi uma pessoa de visão política diferenciada. Ele nos dizia o que fazer e como fazer, orientando detalhadamente, mostrando o melhor caminho. Era uma pessoa maravilhosa, que escutava, apoiava e sempre tinha uma palavra amiga. Muitas autoridades vieram aos nossos eventos por consideração a ele. Foi um conselheiro do mais alto nível a quem devemos muita consideração, além de um grande amigo" – Fábio Brancato (2018/2021).


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »