AtaNews Publicidade 728x90
22/06/2020 às 15h22min - Atualizada em 22/06/2020 às 15h22min

Sistema penitenciário recebe 87 mil testes para detecção de Covid-19

Depen distribuiu testes rápidos a todos os estados e penitenciárias federais

Governo do Brasil
Todos os estados também receberam material de proteção. - Foto: Magá Jr/SEAP RJ
O  Departamento Penitenciário Nacional (Depen) distribuiu 87 mil testes rápidos de diagnóstico do novo Coronavírus para o sistema penitenciário das Unidades Federativas e para o Sistema Penitenciário Federal (SPF). A distribuição visa a garantir que medidas de isolamento e tratamento sejam iniciadas imediatamente, a fim de evitar a propagação do vírus. Todos os estados e penitenciárias federais já receberam os testes.

Com apoio do Ministério da Saúde, o Depen recomendou, em documento enviado para os estados, a forma adequada de utilização dos testes rápidos, principalmente a respeito do período de realização após o início dos sintomas.

Os testes poderão ser realizados nos serviços de saúde das unidades prisionais e apresentam resultado em até 15 minutos. Cada secretaria estadual de administração penitenciária, ou equivalente, deverá distribuir os testes para as localidades que entenderem pertinentes, considerando os critérios de incidência dos casos suspeitos e confirmados.

Semanalmente, o Depen tem realizado reuniões por videoconferência com os coordenadores de saúde de cada estado para orientar e tirar dúvidas que tenham surgido no enfrentamento da pandemia. Participam das reuniões virtuais as equipes técnicas do Ministério da Saúde e ainda um médico infectologista.

O Departamento Penitenciário também distribuiu Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) de combate ao Covid-19 para o sistema prisional das unidades federativas e do Sistema Penitenciário Federal, a partir de uma aquisição emergencial. Entre os itens adquiridos para subsidiar as ações e medidas de controle e prevenção do Coronavírus nas unidades prisionais, estão álcool etílico a 70%, avental descartável, luvas, máscara cirúrgica descartável, termômetros, entre outros itens.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »