18/06/2020 às 15h08min - Atualizada em 18/06/2020 às 15h08min

Eclipse vai criar anel de fogo no céu neste domingo; assista

Fenômeno não será visível a olho nu no Brasil, mas poderemos assistir gracas a transmissões via Internet

Olhar Digital
O Sol irá se transformar em um anel de fogo no céu neste domingo (21). Infelizmente o fenômeno, chamado de eclipse anular, será visível a olho nu apenas em uma faixa estreita cobrindo partes da África e Ásia. Mas graças à tecnologia, os brasileiros poderão acompanhar o fenômeno ao vivo, pela internet.

Um eclipse anular é um tipo de eclipse parcial que ocorre quando a Lua está distante demais de nós para cobrir todo o Sol. Astrônomos estimam que no norte da Índia, onde o fenômeno terá seu pico, 99,4% do disco solar estará coberto.

O site do projeto Virtual Telescope irá transmitir o eclipse ao vivo, via streaming, a partir das 02:30 da manhã do domingo (horário de Brasília), mas o ponto alto do eclipse só ocorrerá às 03:42 (horário de Brasília).

Nossa próxima chance de ver um eclipse a olho nu (com a devida proteção, claro) será em 14 de dezembro, quando ocorrerá um eclipse total do sol que será visível em partes da Argentina e do Chile. Infelizmente, no Brasil, ele será visto apenas parcialmente.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »