AtaNews Publicidade 728x90
12/06/2020 às 14h47min - Atualizada em 12/06/2020 às 14h47min

É sopa: origem, receitas, benefícios e muito mais!

Quando o assunto envolve sopa, as perguntas são muitas: se é saudável, qual a melhor receita, como preparar... Tire suas dúvidas com esta matéria

Unimed
Além de nutrientes, a sopa traz histórias e tradições regionais. Ficou curioso? Segue até o fim, que o assunto pode render um jantar inteiro :) Nesta matéria, vamos abordar:

A origem da sopa

sopa sobre a mesa

sopa sobre a mesa



Estima-se que a origem da sopa remonte à pré-história antes mesmo da descoberta do fogo, como uma forma de amaciar carnes e vegetais mais duros. Ela teria surgido casualmente em regiões vulcânicas onde se formavam poças de água quente. 

Há quem diga que a origem etimológica da palavra vem do sânscrito: sû (significa: bem) e pô (significa: alimentar). Por essa linha, sopa significaria “bem alimentar”. Outras vertentes apontam que a palavra, criada na idade média, deriva do germânico suppa “pedaço de pão embebido em um líquido”. 

O dicionário Aurélio assume essa segunda explicação e define sopa como “caldo com carne, legumes, massas ou outra substância sólida, servido normalmente como primeiro prato do jantar”. Então, pelo dicionário: sopa sozinha, no geral, não é considerada uma refeição por si só.

De qualquer forma, caldos e sopas atravessaram períodos históricos e os mais diversos espaços geográficos até chegarmos à grande variedade de receitas que dispomos hoje.

Conheça as sopas típicas de cada país:

sopa borscht sob a mesa

sopa borscht sob a mesa



Brasil 
Entre as receitas tradicionais do Brasil, temos: Bambá de Couve, tradicional da região Sudeste; no Norte, o famoso tacacá; e, no Sul, o caldo de mocotó.

Portugal
Em Portugal, a canja e o caldo verde são muito conhecidos entre os turistas. Contudo, há algumas controvérsias sobre a origem da canja ser portuguesa. Alguns estudiosos apontam ser da Índia. De qualquer forma, é um sucesso em terras lusitanas (e no Brasil também).

Espanha
A sopa tradicional da Espanha é o gazpacho, elaborada com tomate, pepino, alho, pão e azeite. O gazpacho costuma ser servido frio. 

Japão
O missoshiro é bastante presente nos restaurantes japoneses do Brasil. É um caldo de peixe com missô (pasta de soja), servido normalmente como entrada ou base de outros pratos.

Leste europeu
Originalmente da Ucrânia e consumida por tradição em todo o Leste europeu, a sopa Borscht é preparada com beterrabas frescas, cenoura, cebola, caldo de carne e de limão, manteiga, azeite e endro. A sopa pode ser servida quente ou fria. Aprenda a fazer a sopa russa Borscht.

Vietnã
Canh Chua é uma sopa ácida vietnamita, preparada com pedaços de peixe, hortelã e tamarindo. Ela pode ser servida sozinha ou misturada com arroz. 

Tailândia
A Tom Kha Gai é preparada com leite de coco, frango, muito coentro e outras especiarias.

Caldo ou sopa?
 
caldo sob a mesa

caldo sob a mesa



Você sabia que existe uma diferença entre caldos e sopas? Basicamente, o caldo é como uma água temperada e, a sopa, um caldo que pode ser cozinhado junto de carboidratos, como o macarrão, proteínas, como a carne, ou hortaliças, como a ervilha.

Os caldos podem servir como tempero em alimentos, como arroz e feijão, ou para o consumo pré-refeição, como entrada, com intuito de aliviar a fome. 

Com o acréscimo de pedaços maiores de carnes, legumes ou vegetais, o caldo se torna uma sopa e, nesse caso, é recomendado consumi-la como prato principal, por oferecer todos os nutrientes de uma refeição balanceada.  

Por esse viés, sopa é janta, sim. Mas caldo é só entrada.

6 dicas para uma sopa mais saudável:

uma mulher segura uma colher de sopa sob o prato

uma mulher segura uma colher de sopa sob o prato



Usando ingredientes nutritivos, a sopa pode trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde. Veja as dicas:

1. Evite excesso de creme de leite e queijos amarelos nas receitas mais cremosas. Também vale o alerta para o excesso de sal, especialmente para hipertensos ou portadores de doenças cardíacas

2. Na mesma linha, evite temperos, caldos e sopas industrializados, que costumam ter muito sódio em sua composição

3. Temperos naturais, como cebola, alho, salsa, manjericão, açafrão, pimenta etc., reforçam o sabor e ainda acrescentam antioxidantes, que ajudam na prevenção de várias doenças

4. As sopas de verduras e legumes têm baixas calorias e são ricas em vitaminas e fibras. São perfeitas para um “detox” depois de exageros gastronômicos. Acrescidas de carne e algum carboidrato, dão maior sensação de saciedade

5. Optar pelas receitas com pedaços maiores, em vez dos cremes triturados no liquidificador, também traz maior saciedade e ainda preserva as fibras dos vegetais

6. Para ficar ainda mais saudável, experimente substituir os croutons e o parmesão do acompanhamento por sementes de girassol, abóbora ou gergelim
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »