AtaNews Publicidade 728x90
09/06/2020 às 09h37min - Atualizada em 09/06/2020 às 09h37min

Como cuidar da saúde odontológica dos filhos pequenos

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Muitos pais tem dúvidas de quando e como começar a cuidar da saúde odontológica dos filhos pequenos, mas o certo é que nunca é cedo demais para mostrar aos seus filhos como fazer a escovação correta e levá-los ao dentista.

O assunto dentista pode ser um pouco assustador para as crianças. Isso porque quando pequenas elas não têm o hábito de ir ao consultório. E quando vão, normalmente para fazer o tratamento de uma cárie ou arrancar um dente, o processo pode ser um pouco doloroso e dar medo.

Isso pode ser evitado se, desde bebê, você levar seu filho para consultas de rotina. Essas consultas podem servir para tirar as suas dúvidas, fazer revisão e principalmente para que a criança vá se acostumando com as sensações, barulhos e com o próprio dentista.

Além do fato de ter que levar as crianças desde cedo para consultas dentárias, é importante tomar uma série de cuidados com a saúde bucal dos pequenos.

Vamos ver?

Quando fazer a primeira ida ao dentista?

Muita gente acha que só porque o filho ainda é um bebê, não precisa levá-lo ao dentista. Porém o correto é que, quando aparecerem os primeiros dentinhos, você já o leve consultar.

Por mais que os dentes sejam de leite e irão cair dentro de alguns anos, são eles que fazem o preparo para os dentes permanentes, são responsáveis pela mastigação e auxiliam na fala da criança. Devido a isso, podemos ver a importância de cuidar dos dentinhos de leite!

Essa primeira consulta será crucial para que você aprenda a tomar os primeiros cuidados de limpeza na boca do bebê. Além disso, algumas crianças criam cáries nos dentes devido ao uso da mamadeira. Por isso escolha o melhor dentista e leve seu filho para consultas regulares.

Como higienizar a boca do bebê

Mesmo antes de ter dentes, é necessário fazer a limpeza correta dentro da boca das crianças. Para isso, o ideal é fazer a higienização com uma gaze ou fralda umedecida com água filtrada e assim será feita a remoção dos resíduos de leite. O leite possui açúcares que podem prejudicar a saúde da boca se não houver a devida higiene.
 
Como iniciar a escovação das crianças

Assim que a criança começar a entender, com 1 a 3 anos de idade, você pode começar a ensiná-la a escovar os dentes. Fique do lado dela sempre que for feita a escovação, até que ela tenha pelo menos 6 anos e já souber realizar todo o processo da forma correta.

Para que seu filho se acostume com a rotina, sempre faça a escovação 3 vezes ao dia, por pelo menos 2 minutos. Incentive também o uso de fio dental para que o hábito seja criado desde cedo!

Melhor escova para cada idade

Existem escovas de dentes apropriadas para todas as idades.
 
  • De 3 meses a 1 ano de idade devem ter escovas estilo mordedor
  • Dos primeiros dentes até os 6 anos devem fazer o uso de escova infantil, que possuem cerdas arredondadas e ultra macias, cabeça pequena e anatômica e cabo com textura macia para que a criança consiga segurar
  • Dos 7 aos 14 anos é a escova juvenil que deve ser usada, que possui cabeça oval e cerdas macia.
  • A partir dos 15 anos deve-se usar a escova de adulto.

Creme dental para crianças pequenas

As pastas de dente infantis foram feitas para serem mais agradáveis para o paladar das crianças, mas também possuem uma quantidade de flúor menor do que os cremes convencionais.

O excesso de flúor pode ser prejudicial para o organismo das crianças. Porém alguns dentistas recomendam que desde o aparecimento dos primeiros dentes ocorra o uso gradual da pasta de dente com flúor.

O ideal é aproveitar a consulta com o dentista e perguntar sobre o produto ideal para fazer a escovação dos pequenos.
 

Boa alimentação

Uma alimentação equilibrada deve evitar açúcares e amido. Esses alimentos possuem ácidos que podem causar cáries.

Incentive a criança a fazer boas escolhas, como frutas e lanches saudáveis. E evite oferecer refrigerantes, bolachas e balas para não prejudicara a saúde bucal do seu filho.
 
 

Kit escovação

Uma ideia bem legal para que seu filho escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, ou quando se alimentar de algum doce ou alimento que não seja recomendado é criar um kit escovação.

Você pode montar um kit pequeno e divertido para que ele sempre leve na mochila e se acostume a ter uma higiene completa. Ensine-o desde pequeno a fazer a escovação correta, pelo menos 3 vezes ao dia, principalmente caprichando na limpeza antes de dormir.

A escovação noturna é a mais importante de todas e deve ser feita sempre com fio dental. A noite é o período em que ficamos mais tempo sem fazer limpeza e se houverem resíduos é muito mais fácil ocorrer o aparecimento de cáries.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »