AtaNews Publicidade 728x90
04/06/2020 às 14h20min - Atualizada em 04/06/2020 às 14h20min

Inteligência artificial melhora precisão de exame oftalmológico

Tecnologia também pode ajudar pacientes a acompanharem doenças oculares de suas casas

Olhar Digital
Muitas pessoas, para não dizer todas, já passaram pelo clássico exame oftalmológico para identificar qual letra está sendo mostrada. Agora, porém, a inteligência artificial promete ajudar a inovar a área. Pesquisadores desenvolveram um teste online que, quando aperfeiçoado, poderá ajudar os pacientes com doenças oculares a acompanhar sua visão direto de sua casa.

O teste clássico, conhecido como quadro de Snellen, é utilizado desde 1862 e, apesar de rápido e fácil de ser feito, apresenta alguns problemas, segundo Chris Piech, da Universidade de Stanford. “Os pacientes começam a adivinhar as letras quando ficam embaçadas”, afirma, destacando que isso pode fazer com que os pacientes tenham notas melhores. Por conta disso, Piech e alguns colegas decidiram criar um novo teste online.

Após calibrar o tamanho da tela e informar a distância que estão dela, um “E” em uma das quatro orientações é exibido. Com base na resposta, o algoritmo usa estatística para definir uma pontuação. São 20 perguntas para cada olho, o que pode levar alguns minutos. Porém, em mil simulações, o teste reduziu o erro em 74%, em relação ao exame tradicional.



“É definitivamente útil”, afirma o oftalmologista Mark Blecher. Apesar disso, o médico destaca que algumas circunstâncias devem ser consideradas, como a iluminação da sala ou o brilho da tela, já que podem afetar a pontuação. Se esse novo teste realmente vai substituir o clássico, apenas o tempo poderá responder, mas inovações na área da saúde são sempre muito bem-vindas.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »