AtaNews Publicidade 728x90
22/03/2018 às 09h40min - Atualizada em 22/03/2018 às 09h40min

PELA METADE: Mães reclamam que alunos receberam uniformes incompletos da Prefeitura e em tamanhos ‘exagerados’

Alessandra Nogueira
Política e Mais
Foto: Reprodução

Mães de alunos da rede municipal de ensino de Araçatuba reclamam que os kits de uniformes que começaram a ser entregues pela Prefeitura nesta semana não possuem todas as peças citadas pelo município nos comunicados à imprensa e aos próprios pais.

Conforme nota oficial do Executivo, cada aluno receberia duas bermudas nos kits, mas, segundo as mães, foi entregue apenas uma para cada criança. Os kits, conforme divulgado no site da Prefeitura, são compostos de uma camiseta de manga curta; uma camiseta regata; duas bermudas e um par de papetes, para crianças da educação infantil, ou um par de tênis, para alunos do ensino fundamental. No entanto, os kits entregues possuem apenas uma bermuda, e não duas, conforme o prometido aos pais.

A Prefeitura anunciou, na última semana, que seriam entregues 16 mil kits de uniformes aos alunos da rede municipal de ensino. A dona de casa Viviane da Silva Mendonça, 34 anos, tem dois filhos, de dois e quatro anos de idade, matriculados na Emeb Professora Leila Cristina de Freitas Machado, no Porto Real 1. Ela também tem um filho no ensino fundamental, de dez anos, que estuda na Escola de Ensino Fundamental Hermelinda Geralda da Silva Soga, no Jardim TV, e disse ter ficado revoltada ao verificar que os filhos receberam apenas uma bermuda cada um. “Eu achei isso muito errado. Como eles divulgam que são duas bermudas e entregam só uma? E se ninguém tivesse se atentado pra isso, ficaria por isso mesmo?”, questiona.

Outra mãe disse que recebeu o kit de seu filho mais velho, que tem quatro anos, e também sentiu falta da outra bermuda que a Prefeitura anunciou que entregaria. “Se eles falaram que eram duas, tinha que ter vindo duas”, afirma. Ela reclama que, com uma bermuda só, é obrigada a lavar a peça todos os dias, para que o filho possa ir de uniforme para a escola”, disse.

A comerciante Keila Priscila dos Santos Vicente, 34, reclama não só da falta de uma bermuda no kit, mas do tamanho do uniforme entregue a sua filha, que tem três anos e recebeu as peças no tamanho seis. “Não faz sentido enviar peça tamanho seis para uma creche que nem tem criança de seis anos”, diz. A filha dela estuda na Emeb Professora Leila Cristina de Freitas Machado, no Porto Real 1. “Os uniformes ficaram enormes pra minha filha, não tem nem condições de usar”, completou.

Em nota divulgada no site da Prefeitura, a secretária municipal de Educação, Silvana de Souza e Souza, disse que os pais poderiam ficar tranquilos quanto ao tamanho dos uniformes. “Caso haja algum ajuste necessário a ser feito, os pais devem procurar as escolas para providenciar as trocas”.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Questionada sobre o fato de os kits terem sido entregues incompletos, a Prefeitura enviou nota justificando a falta de bermudas para parte dos estudantes. Leia a íntegra da manifestação da administração municipal:

“Para que os uniformes fossem confeccionados, precisamos fazer o levantamento da numeração de cada criança, o que só tem como acontecer após o início das aulas, uma vez que de um ano para outro há muitos alunos que ingressam na rede e outros que saem da rede. (As escolas fizeram esse levantamento na primeira semana de fevereiro)  Somente após esse levantamento é que a empresa pode confeccionar os uniformes nos tamanhos adequados, o que leva tempo, já que para atender toda a rede municipal são necessárias 64 mil peças incluindo bermudas e camisetas.  Para agilizar a distribuição às crianças, o kit está sendo entregue com 1 bermuda enquanto a empresa está confeccionando a segunda bermuda que todas as crianças receberão até o final de abril. As escolas foram informadas a esse respeito e estão repassando a informação aos pais, porém muitos pais não comparecem nas reuniões, o que acaba gerando desinformação. Vale lembrar que é a primeira vez que o kit virá com 2 bermudas, já que até a última distribuição ocorrida em 2014, as crianças recebiam apenas 1 bermuda. O custo total dos 16 mil kits, incluindo o calçado foi de R$ 1,1 milhão”.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »