01/06/2020 às 15h30min - Atualizada em 01/06/2020 às 15h30min

Sobremesa tamanho GG: pudim tão grande quanto um bolo!

A Receitaria
A maioria das pessoas conhece o pudim como uma sobremesa em tamanho pequeno em restaurantes, ou ele bem simples, com leite condensado. E não é só no Brasil que ele é muito popular, na Espanha e em Portugal, também. Porém, a França, tem uma versão bem parecida: o creme de caramelo. Então, se você gosta dessa sobremesa cremosa e sempre quer mais, dê uma olhada na receita a seguir.

Preparamos um pudim do tamanho de um bolo. Ele tem uma camada de caramelo, uma de pudim e uma base de massa de bolo de chocolate. Uma delícia!

Ingredientes:

Para o caramelo:


120 g de açúcar;
80 ml de água.

Para o pudim:

4 ovos;
4 gemas;
400 g de leite condensado;
10 g de essência de baunilha;
500 g de creme de leite;
250 ml de leite.

Para a base de bolo:

2 gemas;
10 g de açúcar;
1 pitada de sal;
5 g de essência de baunilha;
40 ml de leite;
20 ml de óleo;
40 g de farinha;
20 g de cacau em pó;
2 g de fermento em pó;
2 g de bicarbonato de sódio;
2 gemas;
40 g de açúcar.

Passo a passo:

1. Primeiro, prepare o caramelo. Ferva o açúcar com a água e espere até que o açúcar fique dourado e tenha a consistência típica de caramelo líquido. Despeje o caramelo no tabuleiro e deixe esfriar.

2. Para o pudim, misture em uma tigela as gemas, os ovos, o leite condensado, o creme de leite, a essência de baunilha e o leite, e bata tudo com um batedor manual. Despeje a mistura sobre o caramelo.

3. Para a base do bolo, separe as gemas das claras. Coloque a farinha, o cacau em pó, o leite, o fermento, o óleo, o bicarbonato, a essência de baunilha, o sal e a gema em uma tigela e misture tudo com uma batedeira. Bata as claras com açúcar em outra tigela até atingir o ponto de neve e, em seguida, integre cuidadosamente essa mistura aos ingredientes da primeira tigela.

4. Coloque a massa do bolo no molde, como uma terceira camada. Encha outro tabuleiro fundo com água e coloque o tabuleiro do pudim por cima. Asse em banho-maria a 160 °C por 90 minutos. Em seguida, deixe o pudim na geladeira durante a noite e coloque-o em um prato no dia seguinte.




Não é impressionante o quão fácil é fazer uma sobremesa requintada? O pudim merecia ser aprimorado e se tornar um ótimo bolo, para deleite dos olhos e do paladar.

Quer continuar explorando o mundo dos pudins? Então, experimente nossa receita de pudim de nozes com calda de caramelo que aparece no vídeo bônus.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »