AtaNews Publicidade 728x90
01/06/2020 às 08h48min - Atualizada em 01/06/2020 às 08h48min

Prefeitura prepara hospital de segurança para covid-19

PMA
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Araçatuba está preparada para auxiliar, com leitos e sala de emergência, no tratamento dos pacientes com covid-19 ou pessoas com suspeita de ter contraído o coronavírus. Para isso, a administração municipal reformou uma ala inteira no Hospital da Mulher. O espaço é dotado de 33 camas divididas em 11 salas. Um dos quartos tem dois leitos de emergência com respirador e equipamento de emergência para estabilização e ventilação.

A ala – que foi montada pela administração municipal por meio da Secretaria de Saúde com parceiros privados voluntários – também possui uma farmácia especialmente concebida para o fornecimento de materiais e medicamento necessários nestes casos.

A diretora do Departamento de Assistência Especializada do Hospital da Mulher, Paula Roberta Pedrucci Leme, explica que o hospital de emergência será acionado quando a Santa Casa atingir sua capacidade de atendimento da Santa Casa ou estiver próximo de 85%. Atualmente, esta instituição tem disponíveis 19 leitos para atendimento de pacientes suspeitos ou com covid-19, além de dez leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

VISITA

Na tarde da última  sexta-feira (29), o prefeito Dilador Borges e a secretária de Saúde, Carmem Silvia Guariente, fizeram uma inspeção técnica no hospital de segurança. Eles conheceram as dependências e conversaram com os responsáveis pelo local.

A secretária esclareceu que quando for necessário fazer o atendimento, servidores de outras unidades serão remanejados. A estimativa da secretaria é a de que em um possível auge seria necessário o deslocamento de 50 profissionais de enfermagem e médicos, além de servidores administrativos, para garantir o pleno atendimento. “A gente consegue fazer isso sem paralisar outros serviços”, afirmou ela.

A dirigente administrativa do Hospital da Mulher, Luciana Cristina Guerreiro, enfatizou que profissionais das unidades de especialidades, assim como médicos do município têm passado por treinamentos semanais para tratar especificadamente dos pacientes suspeitos ou portadores da covid-19.

IMPRESSIONADO

O prefeito Dilador Borges disse que ficou impressionado com o trabalho realizado para a montagem do local. Ele disse que espera que a cidade não precise usar este espaço, pois seu acionamento representaria que o número de casos subiu muito.

“Por isso quero aproveitar para pedir que a população continue tomando cuidados, principalmente agora que haverá uma flexibilização da abertura de setores, como o comércio. A administração tem feito a sua parte para atender, mas a melhor forma é a prevenção. Rogo para que todos cuidem de si e do próximo, para que a gente não precise de tanto atendimento”, afirmou o prefeito. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »