AtaNews Publicidade 728x90
27/05/2020 às 11h29min - Atualizada em 27/05/2020 às 11h29min

Se tornar mãe em meio à pandemia: como as mulheres estão lidando com seus filhos recém-nascidos?

Muitos cuidados são necessários para as recentes mães em meio ao coronavírus, não só pelo risco da criança se infectar, mas também a mulher pegar o vírus e passar ao bebê.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Com hospitais e UBSs lotados por conta do coronavírus, muitas mães de recém-nascidos estão preocupadas com o contágio da doença e, principalmente, com os seus bebês.
 
Pois, para uma mulher  manter a vacinação do filho em dia ou que precisa de atenção médica específica, tomar alguns cuidados básicos é o mínimo a ser feito  antes de visitar uma unidade de saúde.
 
Enquanto gestante, os cuidados são ainda mais complicados. A gestação durante o período de isolamento social requer adaptação, já que impede a realização de chá de bebê e recepção de visitas.
 

Como cuidar do filho recém-nascido em meio à pandemia

Apesar de alguns estudos mostrarem que os bebês não são infectados em caso de gestante com coronavírus, é muito importante seguir à risca as medidas orientadas por médicos e infectologistas. Entre essas orientações, não sair de casa e manter contato presencial com pouca gente é válido e imprescindível.
 
Evitar aglomeração é o melhor meio de manter o bebê seguro. Por esse motivo, hospitais estão deixando mães e filhos na mesma sala. Assim, a criança não tem muito contato com enfermeiros que transitam em meio a um maior número de pessoas. Essa tarefa fica para a mãe desde o início até receber alta.
 
O álcool em gel para as novas mães deve ser utilizado sempre que for tocar no bebê e limpar os brinquedos ou qualquer item que possa ter contato direto com a criança.
 
Apesar de difícil, tente diminuir a quantidade de beijos e não deixe que outras pessoas se aproximem da criança. De preferência, opte por visitas e pessoas em casa somente quando a pandemia passar.
 

A amamentação pode infectar bebês recém-nascidos?

O bebê não deve deixar de ser amamentado se a mãe estiver saudável. Nesse caso, só mães com coronavírus devem manter isolamento social e não amamentar a criança.
 
Por mais difícil que seja, se a mulher está com coronavírus, ela não poderá ter contato com a criança, pois, mesmo sendo assintomático, é um risco muito grande para o bebê.
 

Puérperas agora são consideradas grupos de risco

Mães que tiveram filhos nos últimos meses também estão no grupo de risco, de acordo com o Ministério da Saúde. Mesmo sem estudos específicos e detalhados, o órgão preferiu inseri-las nesse  grupo, já que algumas puérperas morreram vítimas de Covid-19.
 
Como esta é uma fase em que o corpo e o psicológico da mulher estão passando por diversas mudanças, elas são mais suscetíveis a infecções. Então, mesmo se a mulher não tiver doenças respiratórias ou diabetes, ela passa a ser do grupo de risco automaticamente.
 

Evite se sentir sozinha

Muitas vezes, algumas mulheres recém-paridas acabam adquirindo depressão devido à solidão e ao isolamento, em que familiares e amigos não podem fazer visitas. Caso tenha tido um filho recentemente, mantenha sempre contato, mesmo que via internet com os amigos e parentes.
 
Assim, você não se sente sozinha e evita ficar deprimida em um momento tão único e feliz. Enviar fotos e conversar sobre o dia e a rotina ajuda a deixar menos entediante tal período.
 
Caso as coisas pareçam esmagadoras e você estiver cada vez mais ansiosa, é importante conversar sobre isso com o seu médico para verificar se é necessário uma consulta com psicólogo.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »