21/03/2018 às 14h10min - Atualizada em 21/03/2018 às 14h10min

Brasil começa 2018 com forte crescimento

Primeiro mês do ano teve resultado positivo graças aos avanços da indústria, da agropecuária e do setor de serviços

Portal Brasil
O Brasil começou o ano com crescimento. Segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), o País cresceu 2,8% na comparação entre janeiro e igual mês do ano passado. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (21) e confirmam a retomada da economia.

Chamada de Monitor do PIB, a pesquisa tenta prever o comportamento da economia antes da divulgação oficial, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ela também mostra a evolução do País mês a mês, diferentemente do IBGE, cujos dados são trimestrais.

“A economia continua apresentando crescimento. Todos os indicadores em janeiro apresentam taxas superiores àquelas observadas em 2017”, afirmou Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.

Os dados da pesquisa mostram, ainda, que o crescimento está disseminado entre os setores produtivos. Na comparação com janeiro do ano passado, a agropecuária cresceu 8,4%; a indústria avançou 4,2%; e serviços cresceram 1,5%.

Consumo das famílias
Outro indicador importante, o que mede o consumo das famílias, mostra que os brasileiros voltaram a consumir, o que indica que há mais confiança no mercado de trabalho e no futuro da economia. Frente a janeiro de 2017, o consumo aumentou 2,8%.

A pesquisa da FGV também indica que o setor privado está mais confiante e que os empresários têm tirado projetos da gaveta. O indicador que mede o nível de investimento no País avançou 5% na comparação com janeiro do ano passado. Esse avanço foi puxado principalmente pela aquisição de máquinas e equipamentos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »