AtaNews Publicidade 728x90
26/05/2020 às 08h53min - Atualizada em 26/05/2020 às 08h53min

Misterioso líquido encontrado em jarra de 2 mil anos intriga pesquisadores na China

HISTÓRIA CHINESA PRIMEIRO REI DA CHINA

HISTORY
Um recipiente de bronze em forma de cisne foi encontrado por arqueólogos em uma escavação na localidade de Sanmenxia, na China. Estima-se que o objeto tenha cerca de dois mil anos. Surpreendentemente, dentro da jarra havia três litros de um misterioso líquido marrom. 

O pote foi encontrado em uma tumba com outros objetos, como um capacete e uma espada feita de ferro e jade. Os pesquisadores acreditam que os itens pertenciam a algum oficial de baixo escalão. A câmara mortuária data de algum período entre as dinastias Qin (221 a.C. - 207 a.C.) e Han (202 a.C- 220 d.C).

Agora os cientistas querem desvendar o mistério do líquido marrom. Um pesquisador da Academia de Ciências de Pequim coletou uma amostra da substância para analisá-la. Especula-se que seja algum tipo de bebida alcoólica, mas isso só poderá ser confirmado após a conclusão dos testes.

Os pesquisadores acreditam que o recipiente foi feito inspirado em um cisne-branco (Cygnus olor). "A jarra de bronze com cabeça de cisne é um achado raro. É a primeira vez que encontramos um item do tipo nessa área" disse o pesquisador Yan Fei.  "Ela é muito realista, incluindo a boca e os olhos. Isso realmente mostra como as civilizações antigas eram hábeis na criação de peças de bronze", completou.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »