AtaNews Publicidade 728x90
21/03/2018 às 11h39min - Atualizada em 21/03/2018 às 11h39min

8 truques caseiros para acabar com as formigas

Cravo, canela e vinagre são alguns dos produtos que podem ajudar nessa missão

POR FLÁVIA BEZERRA
Casa e Jardim
Óleos essenciais do cravo da índia espantam as formigas sem matá-las (Foto: Thinkstock)
Em cima da mesa, sobre a pia e (até!) dentro do micro-ondas. Mesmo morando em apartamento, é impossível deixar qualquer alimento doce fora da geladeira que as formigas já invadem sua cozinha? Isso acontece porque a espécie dos centros urbanos é onívora e se alimenta de açúcares e proteínas. Além disso, possui patas moles e cheias de pelo, garantindo aderência às superfícies verticais.

Se você sofre com a invasão das formigas em casa, mas não quer abusar do uso de inseticidas, confira abaixo uma seleção de produtos domésticos que podem ajudar na missão de exterminá-las:

1. Cravo e canela
Para espantar as formigas de qualquer cômodo da casa, encha com cravos um pequeno pote sem tampa, ou saquinho de tule, e coloque em algum cantinho do ambiente. Segundo Ana Eugênia Campos, pesquisadora do Instituto Biológico de São Paulo, os óleos essenciais encontrados no cravo-da-índia espantam as formigas sem matá-las. O procedimento também pode ser feito com canela. Só não se esqueça de trocar o conteúdo a cada duas semanas, para manter o cheiro e eficiência.

2. Cascas de limão e laranja
Seu açucareiro está sempre tomado de formigas? A dica é colocar um pedaço da casca de um limão dentro dele. O mesmo pode ser feito com o cravo-da-índia ou casca de laranja.

3. Detergente
Em um copo de 200 ml, acrescente metade de água e metade de detergente. Coloque o conteúdo em um borrifador, ou seringa, e aplique nos cantos, frestas e outros possíveis espaços onde possa haver ninhos de formiga. “A mistura de água com detergente é a forma mais eficaz de acabar com elas. É um método barato e que não contamina o ambiente”, explica Ana Eugênia.

4. Vinagre
Para evitar que as formigas apareçam, borrife vinagre branco no piso da cozinha após a limpeza do ambiente. Vale ressaltar que a higienização correta da casa é uma das principais profilaxias para acabar com o inseto. 

5. Suco de limão
Espalhe suco de limão nas bordas das janelas e portas que ficam expostas ao ar livre. O cheiro forte da fruta cítrica vai incomodar muitas delas.

6. Pimenta e borra de café
Depois de aplicar a mistura de detergente e água nas frestas, cantos e rachaduras, cubra os buracos com pimenta-caiena. Mas se o local for frequentado por crianças ou animais de estimação, prefira a borra de café. Dessa forma, não há o risco de tentarem lamber ou cheirar a pimenta.

7. Vaselina
Nas bordas dos recipientes que ficam fora da geladeira, como as fruteiras, e nos potes de água e comida do seu animal de estimação, aplique uma pequena quantidade de vaselina.

8. Óleo de hortelã-pimenta
Sabe aquele caminho que a formiga faz ao redor da sua pia? Borrife o óleo essencial de hortelã-pimenta em volta dela e deixe secar. Faça o mesmo nos contornos internos de janelas e portas. O cheirinho da casa fica uma delícia!

Atenção: o mais importante é sempre manter a casa limpa. Por isso, não deixe restos de alimento ou louças sujas na pia; mantenha as latas de lixo sempre tampadas e evite comer na sala ou no quarto.

Se nada resolver, vale procurar uma dedetizadora. Mas tenha cuidado: verifique se a empresa escolhida tem a licença de funcionamento cadastrada no site da Aprag (Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas), para que a quantidade de pesticida usada em sua casa não seja prejudicial à sua saúde.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »