AtaNews Publicidade 728x90
21/05/2020 às 15h16min - Atualizada em 21/05/2020 às 15h16min

Lista de compras na pandemia: veja como organizar a ida ao supermercado

Entenda o que é essencial comprar para passar por esse período, mas sem exageros

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Como comer todo dia em casa? Será que preciso fazer estoque de comida? E os perecíveis? Investir em pratos congelados é uma boa ideia? Com as medidas de distanciamento social, impostas pela pandemia, muita gente que, talvez, nunca tivesse feito essas perguntas teve que começar a pensar em respostas para elas.
 
A conta parece simples: mais tempo em casa, mais itens você vai precisar comprar para a sua despensa. Mas, na prática, quem não tinha o hábito de planejar as compras logo percebeu ele iria fazer falta.
 
Mesmo que os serviços essenciais continuem funcionando, o ideal é sair o mínimo possível. Afinal, supermercados e feiras acabam sendo lugares com certo risco de contrair a COVID-19. No entanto, também não é legal comprar demais, para que não falte nada para ninguém.
 
Pensar em tudo isso, organizar uma lista de compras de modo que nada falte, mas, também, sem exageros, pode ser um desafio e tanto. Mas fique tranquilo! As dicas, a seguir, vão te ajudar.
 

Faça um planejamento de cardápio

Não é a toa que o número de empresas que planejam um menu semanal, enviando a lista de compras e as receitas, cresceu tanto nesse período. Essa passou a ser uma necessidade.
 
Se você tiver dinheiro para isso, pode valer a pena contratar uma delas, mas, também, não é tão difícil assim fazer essa lista você mesmo. Essa é a hora de você finalmente começar a ter refeições balanceadas e pensar naquele prato colorido que, além de tudo, mantém a imunidade em alta.
 
Esse planejamento é essencial para que você consiga montar uma lista do que comprar, considerando as quantidades certas para o número de pessoas que farão aquelas refeições.
 

Avalie o que você já tem

Mais do que nunca, é importante evitar o desperdício. Uma forma de fazer isso é vendo o que é que você já tem em casa antes de sair para comprar ou pedir uma entrega de produtos.
 
Essa é a hora de ver quais itens do cardápio você já tem, avaliar as quantidades e prazos de validade para pensar no que precisa repor. É importante, também, priorizar o consumo dos produtos que já estão na despensa e, se ainda não tiver feito, incluí-los no cardápio.
 

Cuide do armazenamento

Se possível, sua despensa deve ser um local arejado e sempre seco. Além disso, é uma boa ideia armazenar os produtos de forma que você consiga enxergá-los e fechar bem as embalagens abertas.
 
Muitos alimentos podem ser congelados para aumentar o seu prazo de validade, incluindo frutas e legumes. Verifique a maneira específica de fazer isso para cada um e, se for o caso, utilize essa estratégia para não perder nada na sua geladeira.
 
As conservas e enlatados também podem ser boas ideias para esse período, porque podem ser guardadas por mais tempo, sem perder a qualidade.
 

Compre no comércio local se for possível

Essa é uma atitude importante para ajudar os pequenos negócios a passarem por esse momento de crise. Mas, além disso, pode ser uma boa forma de comprar em locais com menor circulação de pessoas e ter que investir menos em deslocamento. Dá para ir andando até a vendinha da esquina e você ainda ajuda o comércio local.
 

Higienize as compras

Lavar ou limpar com álcool em gel as embalagens de todos os produtos que chegarem na sua casa é essencial para evitar que eles possam ser vetores da COVID-19 e outras doenças. Esse, inclusive, é um bom hábito para manter mesmo depois que o período de quarentena passar.
 
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »