AtaNews Publicidade 728x90
21/05/2020 às 15h01min - Atualizada em 21/05/2020 às 15h01min

Dicas para cuidar da saúde mental durante a pandemia

A rotina do mundo mudou com a chegada do coronavírus. Prova disso é a necessidade de fazer a limpeza em produtos toda vez que realizar uma compra.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Nessa época de pandemia, é muito importante tomarmos os cuidados especiais ao higienizarmos as mãos com água e sabão ou álcool em gel, nos isolarmos e conservarmos nossa saúde mental.
 
O isolamento social acaba nos deixando sujeitos a muitos problemas emocionais. Afinal, somos seres biopsicossociais — que vivem em sociedade. Assim, romper essa nossa realidade pode refletir em crises de ansiedade, depressão e muito mais.
 
Portanto, é importante trabalharmos formas de preservarmos nossa saúde. Existem diversas dicas para ficarmos bem durante a quarentena. Vamos contar algumas delas para você. Confira a seguir!
 

Crie uma rotina

Mesmo estando em casa, é importante entrarmos em uma rotina não só para manter nosso foco nas tarefas, mas, também, para cuidar de nossa saúde mental. Esse recurso consta em organizarmos horários de trabalho, descanso, estudo e lazer em nosso dia a dia.
 
Além disso, apesar de termos um horário para cada coisa, é necessário, também, que inovemos em algumas atividades. A mesmice pode acabar gerando ainda mais problemas. Troque as 2h assistindo à série por 2h para cuidar do skin care, hidratar o cabelo, jogar videogame, cozinhar, etc. Evite realizar a mesma tarefa do dia anterior naquele horário.
 

Tenha limites em suas tarefas

Ficar em casa acaba nos deixando com muito tempo livre. Mas não é por causa disso que iremos nos sobrecarregar com alguma tarefa. Mesmo que consiga estipular um período para lazer, trabalho, descanso e estudo, evite realizar as tarefas por muitas horas seguidas. Se você possui um horário de trabalho estipulado, siga-o! Nada de ficar trabalhando durante a madrugada.
 
O mesmo vale para nosso lazer e descanso. A procrastinação pode nos causar ainda mais problemas. Procure balancear o tempo de realização de cada atividade por dia. Realize mais tarefas do trabalho em um dia, estude mais no seguinte, descanse mais no outro e siga dessa forma.
 

Pratique atividades físicas

Sabemos que fica muito mais difícil praticarmos algum esporte com as academias, parques e ginásios fechados. Nem mesmo a caminhada no quarteirão está liberada. Mas não se preocupe! Existem formas de se exercitar em casa. Consulte um personal trainer a distância ou assista a videoaulas. O importante é não ficar parado!
 
A atividade física auxilia em muitos problemas psicológicos e emocionais, como o estresse. Além disso, ela ajuda a concentração, a elevação do humor, a qualidade do sono e a disposição mental. Sem falar do grande aumento do nosso sistema imunológico que, em um momento de pandemia, é o que mais precisamos, não é mesmo?
 

Mantenha contato mesmo a distância

Bateu aquela saudade dos amigos e dos parentes? Faça uso da nossa melhor amiga nesse momento: a tecnologia! Por meio das redes sociais, fica muito mais fácil nos mantermos em contato, mesmo à distância de quem amamos!
 
Mensagens de texto, WhatsApp, #TBTs no Instagram, chats, ligações convencionais e chamadas de vídeo — tudo isso pode ser feito por meio do seu computador ou celular. Além disso, você pode participar de eventos ao vivo! As famosas lives estão sendo utilizadas como aulas on-line, shows e palestras.
 

Não se sinta sozinho!

Está se sentindo prejudicado por conta do isolamento no seu trabalho, na faculdade e em outros locais? Não se preocupe! Todos estamos juntos. É importante lembrar que ninguém sairá ileso desse isolamento. Todo mundo sofrerá algum prejuízo, de alguma forma. Entretanto, nossa saúde deve vir sempre em primeiro lugar!
 
Além disso, todos ficamos chateados ao vermos que alguns não estão respeitando a quarentena. Mas é importante fazermos nossa parte! Lembre-se que ficar em casa é cuidar da sua saúde, da do próximo e da de quem você ama!

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »