AtaNews Publicidade 728x90
20/05/2020 às 14h23min - Atualizada em 20/05/2020 às 14h23min

Banco de Leite Humano de Araçatuba homenageia doadoras

PMA
Foto: Divulgação
No dia 19 de maio é comemorado o dia Nacional de Doação de Leite Humano. Neste ano, devido a pandemia, as homenagens seguiram os protocolos de segurança. “Mas não deixamos de homenagear a grande responsável por salvar vidas de bebês prematuros, através do grandioso ato voluntário da Doação de Leite Humano. Todas as doadoras estão recebendo flores em suas residências. Uma simples homenagem frente a um grande ato”, destaca Jesiela Passarini, coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) de Araçatuba.

No dia 19, às 14h30 o Banco de Leite irá homenageou a doadora Camila Santana Zorzetto, que foi recorde em volume de leite doado no ano de 2019. Ela doou, em quatro meses, o equivalente a 461 frascos, ou seja, 101,5 litros de leite humano.

No momento, há o total de 61 doadoras nas cidades de Araçatuba, Birigui e Guararapes. À doadora que quiser doar, basta ligar para o telefone 3636 1170, que a equipe irá a residência para orientações. O cadastro está sendo via telefone, devido ao isolamento social.

O Banco de Leite Humano de Araçatuba, que funciona no Hospital da Mulher, atende uma média de 52 crianças prematuras por mês, destinando o leite às UTIs neonatais. Mesmo nesse período de pandemia, a demanda continua e as doações podem ser feitas sem problemas”, afirma Jesiela, que reafirma que não há contaminação por meio do leite.

No ato da homenagem, o vereador Gilberto Batata Mantovani, autor do projeto da lei que instituiu a semana municipal de aleitamento materno em Araçatuba, também presenteou a doadora com mimos.

ORIENTAÇÕES

Ainda segundo a coordenadora, as mães podem continuar não só doando, como também amamentando seus filhos.

Ela explica que deve redobrar os cuidados de higiene, lavando bem as mãos com água e sabão, uso de máscara e higiene das mamas. Mães positivas para o covid-19 podem continuar amamentar seguindo as precauções orientadas para essa infecção, entretanto deverão suspender a doação por um período de 14 dias. Até o momento não foi encontrado o vírus no leite materno.

SERVIÇO

O Banco de Leite atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30. O endereço é rua Sacadura Cabral, 471, no bairro Aviação. O telefone de contato é 3636-1170.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »