AtaNews Publicidade 728x90
19/05/2020 às 17h16min - Atualizada em 19/05/2020 às 17h16min

Presidente da ANVISA testa positivo para coronavírus

Informação foi divulgada em sessão de Comissão Externa da Câmara dos Deputados

MBL NEWS
Nesta terça-feira (19), o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Antonio Barra Torres, comunicou que recebeu diagnóstico positivo para COVID-19. A informação foi confirmada em vídeo veiculado durante a Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha as medidas de combate ao coronavírus.

“Na semana passada constatei sintomas gerais que inicialmente não me fizeram suspeitar da COVID-19. No entanto, devido à intensidade e persistência, o diagnóstico naquela época hipotético foi lançado e entrei em isolamento social, conforme prescrição médica. Na última sexta obtive resultado positivo para COVID-19. Como meus sintomas me permitem ainda trabalhar, assim prossigo na condução do trabalho da agência“, disse Barra no vídeo gravado.

A sessão de hoje da Comissão externa era destinada à discussão do cenário do sistema de saúde brasileiro no que tange a Kits diagnóstico e ventiladores. Na gravação, Barra afirmou que havia 96 ventiladores registrados pela agência no Brasil, e que, após a pandemia, outros 24 solicitaram registro, dos quais 19 já foram aprovados. “O inimigo é um só, o o Sars-Cov-2, o novo coronavírus. Contem com a ANVISA“, concluiu.

Durante sua fala, o presidente da ANVISA informou que a agência recebeu 362 pedidos de registros de novos testes diagnósticos para COVID-19 desde que a pandemia se instalou no País, sendo que 90 já foram aprovados. “Temos recebido constantes correspondências do FDA [agência reguladora americana] e da agência europeia mostrando que determinados produtos já aprovados tiveram que ter sua aprovação revista, o que caracteriza um processo delicado, minucioso e dinâmico“, disse.

Em março, logo que o coronavírus chegou oficialmente ao País, Barra foi levado para o centro do debate quando compareceu a um ato de apoiadores do Governo ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto. Na ocasião, o Ministério da Saúde já havia recomendado medidas de isolamento social e desaconselhava aglomerações. Na época, ele disse que se sentia triste por passar uma visão negativa e afirmou que acompanhou o ato em respeito ao presidente.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »