AtaNews Publicidade 728x90
19/05/2020 às 08h24min - Atualizada em 19/05/2020 às 08h24min

Com 83 anos e várias doenças, paciente positiva de covid, recebe alta após 34 dias de internada na UTI

Santa Casa de Araçatuba
Foto: Divulgação
Os primeiros sintomas ocorreram há 47 dias. Com o agravamento do desconforto respiratório os familiares decidiram levá-la para a Santa Casa onde permaneceu por exatos 39 dias, 34 dos quais na UTI e maior parte desses dias, ela esteve intubada. Até aqui foi  a mais longa internação de um paciente infectado pelo coronavírus na Santa Casa de Araçatuba.

Os primeiros cinco dias de internação de dona Lurdes, de 83 anos foram no isolamento e na condição de suspeita de covid-19. A doença, considerada perigosa e letal em todos os países que vitimou, se tornou ainda mais grave para esta paciente por seu extenso histórico de comorbidades. Debilitada em decorrência de Alzheimer, dona Lurdes  também sofre por Parkinson, Hipertensão, Cardiopatia e Doença da Tireoide.

Todos esses fatores agravaram o quadro clínico da paciente que precisou ser removida do Isolamento para a UTI Geral Adultos, quase sem perspectivas que poderia deixar a unidade com vida.   A covid-19 foi positivada poucos dias após a internação na UTI e o resultado já a encontrou intubada e em quadro clinico grave e instável.

“Após a internação, a paciente evoluiu com muita falta de ar e no segundo dia teve piora, entrou em coma e em quadro insuficiência respiratória. Foi levada imediatamente para UTI e recebeu cuidados críticos, teve que ser submetida à intubação, ficou dependente de ventilação mecânica por aproximadamente 18 dias”, detalha o médico intensivista e infectologista Fábio Bombarda.

Durante esse período, o quadro clínico da paciente registrou evolução positiva aos tratamentos ministrados pelas equipes médicas. A partir do 19 º dia de UTI, os médicos retiraram a ventilação mecânica e no momento da alta ela registra respiração espontânea.

De volta pra casa, a paciente deverá receber cuidados especiais de acordo com orientação repassada pelo intensivista Fábio Bombarda pois “ela venceu a covid-19, mas é uma idosa com muitas doenças e diversos problemas relacionados à senilidade”, explica. 

Ao deixar a unidade intensiva  na tarde deste domingo ( 17/5) ela foi aplaudida pela equipe de enfermagem e foi recepcionada na porta do hospital por familiares. “É  uma história de muito sucesso. Uma idosa com saúde agravada por muitas doenças e que enfrentou um quadro gravíssimo de coronavírus, mas venceu a doença”, definiu Bombarda.

A paciente tem 11 filhos e todos estão muito emocionados com a boa evolução do caso. Alzira, uma das filhas da paciente  agradeceu o empenho  da equipe médica da Santa Casa de Araçatuba, “a gente quer agradecer à equipe médica do hospital por ter cuidado da minha mãe todos esses dias. Tinha dia que a gente pensou que não ia conseguir, mas com a misericórdia de Deus na nossa vida, a gente está levando ela embora para casa””.

O intensivista Fábio Bombarda informa que a Santa Casa se preparou  desde o início da pandemia  do coronavírus para atender  desde as formas mais simples até as mais complexas. O hospital tem 19 leitos de enfermaria em uma ala de isolamento, que se conecta por meio de uma passarela à área da UTI, que fica no piso superior do Hospital do Rim.

“ A gente tem todo um trabalho interno, desde o número de leitos disponíveis, fluxo de trabalho, treinamento da equipe, foi muito bem sincronizado. Houve alguma dificuldade no início, por ser tudo muito novo, mas a Santa Casa se adaptou bem e teve bons resultados, tanto no tratamento e na condução dos casos, como no gerenciamento do manejo desses pacientes” , afirma.   

O administrador da Santa Casa de Araçatuba, Mauro Inácio da Silva elogiou as equipes médicas e de enfermagem pelos bons resultado obtidos  no caso desta paciente  e  em todas os acolhimentos ocorridos desde o início da pandemia. “  em nome da diretoria administrativa e do diretor técnico Giulio Coscina  parabenizamos os  médicos, enfermeiros), técnicos e   auxiliares de enfermagem e todos envolvidos nessa batalha  pela vida”.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »