AtaNews Publicidade 728x90
18/05/2020 às 16h17min - Atualizada em 18/05/2020 às 16h17min

4 medidas que ajudariam os brasileiros a compreender melhor gráficos e estatísticas

Interpretação dos dados é requerida em provas importantes, como o Enem

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Na primeira quinzena de maio, o governo divulgou o calendário de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Este é pré-requisito para adentrar nas principais universidades públicas do país. Sabemos que algumas das principais dificuldades dos estudantes está na interpretação de texto e dados.
 
Uma das formas de melhorar o desempenho no exame e garantir alguns pontinhos a mais, que podem ser cruciais para conquistar aquela vaga tão disputada, é saber ler e compreender os gráficos e estatísticas que surgem ao longo da prova. Mas como melhorar isso?
 

Relembre a função do gráfico

Primeiro, é preciso relembrar o que é e para que serve um gráfico. Este, nada mais é do que uma forma visual de apresentar ou destacar informações, cruzar dados, demonstrar performance, entre outras opções de forma quantitativa ou qualitativa.
 
Os gráficos podem ser apresentados em linhas, barras, colunas ou pizzas. Também podem ter legendas coloridas para informar o que está sendo comparado ou apresentado.
 
Muito frequente nas questões de matemática, os gráficos não estão restritos apenas a essa disciplina. Eles também podem ser usados como apoio em questões de geografia, biologia, química, física e outras matérias. Por isso é tão importante saber decodificá-los.
 

Atente-se ao texto

É preciso manter a calma e a concentração ao longo de todo o exame, principalmente, para poder ler e compreender o enunciado das questões. Na maioria das vezes, há dicas importantes sobre o gráfico ou o dado estatístico da pergunta ali mesmo.
 
Antes de tentar elucidar a questão, leia e releia o conteúdo e todas as opções de resposta. Isto é importante para saber o que está sendo pedido e definir a linha de raciocínio a ser seguida.
 
Também é importante destacar que nenhum gráfico é usado apenas para ilustrar a página. Ele tem um propósito naquela questão, mesmo que não pareça óbvio. Então, se quer garantir uma pontuação alta, não ignore o recurso.
 

Não tenha pressa

A COC, rede de cursinhos pré-vestibular, destaca que, apesar de o Enem ser um exame que deve ser realizado dentro de uma determinada quantidade de horas, o candidato não deve se precipitar no momento de interpretar os dados de gráficos e estatísticas. Ao realizar a prova com pressa, o estudante pode, justamente, se confundir e errar a questão, perdendo preciosos pontos.
 

Oriente-se

Depois de ler e reler o enunciado até compreendê-lo, é hora de avaliar o gráfico e os dados que ele está apresentando de forma isolada — são números, porcentagens, eixo vertical e horizontal, parábola crescente ou decrescente, etc.?
 
Geralmente, há preferência de modelos de gráficos de acordo com determinados temas. Por exemplo, aqueles que apresentam linhas demonstram evolução ao longo do tempo; os de barra comparam quantidades e podem ser apresentados vertical ou horizontalmente e assim por diante.
 
Quando o dado estatístico possui gráficos de linhas, é preciso que o candidato se oriente em relação às informações que estão nos eixos horizontal e vertical. Também deve se nortear sobre quais unidades de grandeza estão sendo apresentadas na questão.
 
Às vezes, ainda é preciso verificar, nas respostas, se as opções fazem sentido com as unidades que estão sendo mostradas no gráfico ou se é necessário fazer qualquer tipo de conversão — de metros para quilômetros, de quilos para gramas, de porcentagem para números absolutos, de litros para mililitros e assim por diante.
 
Outra dica importante é se preparar para o exame estudando as provas que foram aplicadas nos anos anteriores. Estamos em isolamento social e pode ser mais complicado tirar dúvidas com os professores, mas é fácil encontrar as provas comentadas na Internet. Estudá-las e tentar resolver as questões antes de pedir ajuda ao professor é uma forma de se preparar e melhorar o desempenho no Enem.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »