AtaNews Publicidade 728x90
15/05/2020 às 08h49min - Atualizada em 15/05/2020 às 08h49min

Ciência e Tecnologia: Ministério investe em pesquisas e novas tecnologias

Instituto Mamirauá lança plataforma para monitorar avanço da Covid-19 no Amazonas

Governo do Brasil
Foto: Reprodução
Já é possível consultar diariamente o número de casos confirmados da Covid-19 no estado do Amazonas a partir de um painel interativo, lançado no dia 23 de abril, pelo Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O painel mostra o número de casos, número de casos por 100 mil habitantes e óbitos por município, além dos números totais do Estado. O mapa indica, proporcionalmente, com pontos vermelhos o número de casos confirmados por município.

Além do monitoramento de dados, o Instituto Mamirauá tem trabalhado desde o início da pandemia para combater o avanço da covid-19 na Amazônia Central e impedir que ela chegue às comunidades ribeirinhas da região. Diariamente, o instituto envia aos ribeirinhos e líderes comunitários atualizações e informações sobre medidas preventivas para impedir a contaminação, além de produzir dois programas de rádio sobre o coronavírus semanalmente. 
 
MCTIC instalará 16 mil pontos de internet nas unidades de saúde

Trabalho conjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com o Ministério da Saúde (MS) no enfrentamento da pandemia da Covid-19, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social do MCTIC, anunciou, em abril, uma chamada pública para conectar todas as unidades de saúde do Brasil.

A instalação de pontos de conexão em todas as unidades de saúde foi articulada pela Rede Conectada MCTIC, criada com o objetivo de aprimorar e garantir o funcionamento dos serviços de telecomunicações, radiodifusão e tecnologia da informação durante o período da pandemia. Participam da rede os principais atores desses setores, das esferas pública e privada. São mais de 16 mil unidades de saúde identificadas pelo MS que receberão a conexão.

A RNP opera uma infraestrutura de Internet acadêmica em território nacional e viabiliza assim uma rede de internet com pontos de presença (PoPs) em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Essa capilaridade é o ponto forte para alcance e agilidade na execução da conectividade das equipes de saúde da família que trabalham nas unidades de saúde que serão contempladas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »