AtaNews Publicidade 728x90
14/05/2020 às 15h29min - Atualizada em 14/05/2020 às 15h29min

Lua fará conjunção com Marte nesta quinta; saiba como observar

Fenômeno vai acontecer entre 00h40 e 6h

Olhar Digital
Segundo o calendário astronômico de maio, na madrugada desta quinta-feira (14) - de hoje para amanhã - a Lua fará conjunção com Marte! O fenômeno será visivel a partir de 00h40 até o amanhecer, por volta das 6h.

Na linguagem astronômica, uma conjunção ocorre quando dois ou mais corpos celestes aparentam estar próximos. É claro que se trata de uma ilusão óptica, causada pela posição dos astros em relação à perspectiva de quem está na Terra, mas mesmo assim, é um belo fenômeno para se observar.

O isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus diminuiu a poluição do ar, o que resultou em um céu mais limpo, facilitando a observação desse tipo de fenômeno.

No caso da conjunção lunar com Marte, é importante se lembrar de olhar para o leste, a partir de 0h40 até às 06h00. Para fazer isso e não acabar olhando para o lado errado, é preciso identificar os principais pontos cardeais, isso pode ser mais fácil do que você imagina.

Um velho truque se baseia em uma frase que você talvez tenha aprendido na escola: "o Sol nasce a leste e se põe a oeste". Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »