AtaNews Publicidade 728x90
14/05/2020 às 14h59min - Atualizada em 14/05/2020 às 14h59min

Google usa localização de usuários para medir isolamento pela Covid-19

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O Google está utilizando informações de localização das pessoas que utilizam os seus serviços para redigir um relatório que demonstra qual o volume de isolamento social das pessoas durante a quarentena em épocas de Covid-19. Esse relatório tem a finalidade de informar a Organização Mundial de Saúde e outros órgãos se as pessoas estão seguindo as regras de isolamento estipuladas pelas autoridades de saúde.
 
A informação acima consta em um post publicado no blog oficial do Google e é assinado por Jen Fitzpatrick, Vice-Presidente Sênior de geolocalização, e Karen DeSalvo, diretora de saúde do Google Health.
 
No dia 3 de abril de 2020 a empresa informou que iniciaram seus relatórios de mobilidade comunitária covid-19, esses relatórios indicam se as medidas tomadas pelas autoridades de saúde como, trabalho home office, fechamento de comércios, parques, redução dos transportes públicos, e cancelamento de viagens aéreas estão ajudando a achatar a curva do gráfico da pandemia.
 
Além desses relatórios, o Google também possui um mapa do coronavírus, que pode ser acessado a qualquer momento por qualquer cidadão, onde consta o número de casos, mortes e recuperados no mundo inteiro, além de outras informações pertinentes.
 
Ainda no post, a empresa informa mais detalhes sobre quais dados são utilizados para gerar informações:
 
“Os relatórios usam dados agregados e anônimos para mapear as tendências de movimento ao longo do tempo por região geográfica, em diferentes categorias de alto nível de locais como varejo e recreação, compras e farmácias, parques, estações de trânsito, locais de trabalho e residenciais. Mostraremos tendências ao longo de várias semanas, com as informações mais recentes representando 48 a 72 horas antes. Embora exibamos um aumento ou diminuição de ponto percentual nas visitas, não compartilhamos o número absoluto de visitas. Para proteger a privacidade das pessoas, nenhuma informação de identificação pessoal, como a localização, contatos ou movimento de uma pessoa, é disponibilizada a qualquer momento.”
 
A intenção, de acordo com o que é informado, é de cobrir inicialmente 131 países e regiões, porém, o Google está trabalhando para conseguir acrescentar mais localidades aos dados do relatório. Assim, conseguem prestar apoio com maior precisão às autoridades de saúde que tentam combater a disseminação do coronavírus.
 
A população em geral pode acessar o relatório de suas regiões para ver como estão movendo-se de forma diferente devido a pandemia, para isso, foi elaborada uma página com todas essas informações.
 
O Google ainda afirma que esses relatórios são feitos com a mesma tecnologia de anonimato que utilizam em todos os seus produtos, como anunciar no Google, utilizar o Gmail, Drive, Photos, etc; Em todos esses os protocolos e política de privacidade costumam ser rígidos quando relacionados a privacidade dos usuários.
 
Diz ainda que, caso as pessoas não queiram ser localizadas, elas podem acessar a qualquer momento suas contas do Google e desativar ou excluir o histórico de localização.
 
Por fim, o Google diz que essas informações podem ajudar as autoridades a moldarem estratégias como, por exemplo, em viagens essenciais, elaborando um itinerário para evitar aglomerações. Além disso, pode organizar os serviços de entrega do tipo delivery e criar recomendações necessárias para proteção.  Da mesma forma que, caso observe grande aglomeração em meios de transporte, pode indicar a necessidade de adicionar mais ônibus ou trens para permitir que as pessoas que precisam trabalhar e se locomover mantenham o distanciamento social necessário.
 
Dessa forma, entender não apenas se as pessoas estão viajando, mas também tendências nos destinos, alimentação, uso de serviços em geral podem ajudar as autoridades a elaborar orientações para proteger a saúde pública e as necessidades específicas de cada comunidade.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »