AtaNews Publicidade 728x90
07/05/2020 às 14h45min - Atualizada em 07/05/2020 às 14h45min

Qual é a importância de manter um ciclo de sono regular?

Uma boa noite de sono restaura o organismo e ajuda a fixar a memória

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A pandemia de COVID-19 colocou o mundo todo em isolamento social e isso tem causado ansiedade e distúrbios do sono em muita gente. Se dormir não está fácil, levantar da cama fica ainda mais difícil, não é mesmo?
 
Encarar a si mesmo, seus medos e anseios pode ser bastante complicado e a pandemia só expôs isso ainda mais. O trabalho remoto também mudou a rotina e bagunçou horários, tornando ainda mais desfavorável organizar o dia e as emoções. No fim, é no travesseiro que surgem as angústias, as lágrimas e a dificuldade para adormecer.
 

Pesadelos

Basta rolar o feed para ver, nas redes sociais, os depoimentos de pessoas relatando pesadelos e noite mal dormidas. Insônia e um sono não reparador também são queixas frequentes.
 
De acordo com Rosa Hasan, neurologista especialista em medicina do sono, o momento que vivemos se reflete nos sonhos e é por isso que muita gente tem se queixado de pesadelos.
 
A mudança do estilo de vida também contribui para o sono ruim: as pessoas não estão se exercitando, têm ingerido mais bebidas estimulantes à base de cafeína, ficam mais tempo conectadas às telas de celular, tablet e TV e vão deitar muito mais tarde do que o costume.
 
É preciso adotar hábitos saudáveis e até promover a higiene do sono para conseguir dormir mais e melhor, dando fim aos transtornos sem o uso de medicamentos.
 

A importância do sono

O sono reparador não é aquele em que a pessoa, simplesmente, apaga e só acorda no dia seguinte, como o que ocorre com o uso de indutores e medicamentos.
 
O ciclo sono-vigília natural alterna sono profundo e leve — que é quando a pessoa desperta para ir ao banheiro ou acorda quando escuta um barulho diferente na casa — e é este o tipo que nos faz descansar.
 
Dormir é essencial para a vida. É durante esse momento de repouso que nosso metabolismo é regulado, nossas células são renovadas e todo o organismo se regenera, preparando-se para mais um dia. A memória também é fixada e diversos hormônios são secretados para ajudar a manter a saúde.
 

Consequências do sono ruim

Regular o ciclo de sono é importante para cuidar da saúde como um todo. Quem dorme mal apresenta dificuldade de concentração e memória, além de outros problemas.
 
Há maiores chances de desenvolver comorbidades potencialmente fatais, como diabetes, hipertensão e até obesidade.
 
O cansaço e a fadiga extremos também atrapalham a capacidade de dirigir e/ou operar equipamentos, favorecendo acidentes que põem em risco a vida do paciente e, até mesmo, de terceiros.
 

Como reverter essa situação?

O primeiro passo para mudar o ciclo de sono é identificar os maus hábitos que estão prejudicando o adormecer. Na maioria dos casos, mudanças comportamentais são suficientes para mudar o padrão de sono e trazer vantagens para toda a saúde.
 
Quem é sedentário pode praticar alguma atividade física ao longo do dia — mas nunca próximo ao horário de ir para a cama. Mesmo em tempos de quarentena, há rotinas de exercícios que podem ser feitas dentro de casa.
 
A meditação também ajuda a relaxar corpo e mente, favorecendo o adormecer natural. Após às 17h, é indicado não ingerir nenhum alimento ou bebida que possa ser estimulante, como aqueles com cafeína — café, refrigerante de cola, guaraná e chocolate.
 
A iluminação dos aparelhos celulares também é uma inimiga potencial. Mesmo inconsciente, o corpo se mantém em vigília ao perceber que há qualquer luz no ambiente de sono. O indicado é manter o smartphone desligado ou em outro cômodo e retirar aparelhos com luzes de stand by da tomada.
 
Ir para a cama apenas quando estiver com sono, manter o quarto escuro, silencioso e numa temperatura agradável são outras indicações para ter uma noite dos anjos.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »