AtaNews Publicidade 728x90
07/05/2020 às 14h38min - Atualizada em 07/05/2020 às 14h38min

Atividades para fazer com seu pet evitando caminhadas fora de casa

Brincadeiras interativas que aticem a curiosidades e desenvolva o olfato dos bichinhos podem ser boas opções durante a quarentena

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Embora os seres humanos tenham sido a única espécie do planeta afetada pelo novo coronavírus até agora, eles não foram os únicos a sentir os efeitos da pandemia, que já foi oficialmente registrada em 187 países.
 
A exigência de isolamento social atingiu também os pets, antes habituados a saírem em liberdade e realizar passeios. Além da necessidade de comprar comida, produtos de higiene em mercados e medicamentos nas farmácias, os cuidados diários com o pet podem levar algumas pessoas a sair de casa.
 
Considerada medida essencial para tentar conter a disseminação do coronavírus, que até 8 de abril já havia matado mais de 87 mil pessoas em todo o mundo, a quarentena é um dos poucos recursos encontrados por autoridades sanitárias globais como resposta à atual pandemia.
 
Laboratórios e cientistas em todo o mundo, hoje, tentam buscar vacinas e medicamentos que reduzam os estragos provocados no organismo pelo coronavírus — desde intensa falta de ar até pneumonias graves.
 
Contudo, até a obtenção de resultados seguros, a quarentena é a medida que virou consenso na comunidade científica internacional com o objetivo de tentar reduzir o alcance da pandemia. Por isso, confira algumas dicas para manter o isolamento e a saúde do seu animal de estimação.
 

Posso levar o meu bichinho para passear?

Primeiro, humanos suspeitos ou confirmados de terem COVID-19 devem se isolar em relação aos seus pets, principalmente, se há outras pessoas compartilhando a residência. Embora não sejam hospedeiros do coronavírus que atinge os humanos, os animais de estimação podem carregar o vírus em seu pelo, possibilitando o contágio as outras pessoas.
 
Se esses indivíduos moram sozinhos com seus pets, é recomendado realizar apenas as atividades essenciais, como fornecer água, comida e limpar as excretas. Se o pet não entrou em contato com ninguém suspeito de ter COVID-19, pode-se manter a interação habitual com o animal.
 
Animais continuam com suas atividades fisiológicas e precisam sair para eliminar as excretas. Por isso, o recomendado é que uma mesma pessoa acompanhe o pet nesse processo.
 
Além de retirar os sapatos ao retornar para a casa, é preciso limpar as patas e o focinho do seu animal com água e sabão, especialmente se ele for um cachorro, tendo o costume de farejar o chão ao se deslocar. É preciso atenção para evitar que as patas deles permaneçam úmidas.
 

O que fazer em casa?

Investir em brinquedos interativos e jogos para distrair os pets pode ser uma boa opção para quem quer seguir as recomendações internacionais e respeitar a quarentena.
 
Um deles é erguer um objeto suspenso no ar a uma determinada altura, obrigando o cachorro a pular para alcançá-lo. Você pode erguer um pouco mais o braço quando ele estiver perto de alcançar o objeto.
 
Outra brincadeira possível é se esconder atrás de uma porta ou imóvel e chamar pelo seu pet. Esse é um modo de atiçar-lhes a curiosidade e estimular o olfato. Ao ser encontrado, reforce o carinho para ele entender que você ficou feliz por ter sido descoberto.
 

Pets pegam e transmitem COVID-19?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ainda não há comprovações científicas de que animais de estimação sejam transmissores diretos da COVID-19 para humanos. Quando contaminados, gatos e cachorros são atingidos por outro tipo de coronavírus, diferente daquele que afeta os humanos.
           
Integrantes do Conselho Federal de Medicina Veterinária declararam em entrevistas que os coronavírus são específicos de cada espécie. Desse modo, os que atingem os cães são distintos dos que afetam gatos, que também se distinguem dos que contaminam aves.
 
O coronavírus que infecta cães atinge o sistema gastrointestinal dos caninos, provocando diarreias e vômitos. Contudo, a vacina contra esse tipo de vírus já existe e é aplicada juntamente à imunização contra o parvovírus — um tipo de virose muito frequente em cachorros.
 
Na hora de dar banho nos pets durante a quarentena, escolha um lugar que garanta que ele não vai se machucar nem tentar fugir. Optar por um horário em que ele esteja mais cansado ou tranquilo pode ser melhor para ele não oferecer resistência a higienização.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »