AtaNews Publicidade 728x90
05/05/2020 às 12h04min - Atualizada em 05/05/2020 às 12h04min

Uso obrigatório de máscaras começa a valer em Birigui nesta quarta-feira, dia 6 de maio

Assessoria de Imprensa
Arte/imagem: Prefeitura de São João do Soter (Maranhão)
O uso obrigatório de máscara de proteção facial em todos os prédios públicos, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços no município de Birigui começa a valer nesta quarta-feira, dia 6 de maio.

A medida é mais uma ação da Prefeitura de Birigui de combate e enfrentamento ao coronavírus, a Covid-19. Até o dia 4 de maio o município registrou 33 casos positivos da doença. Outros 44 já foram descartados após exames negativos.

Além do governo municipal, o governador do Estado de São Paulo, João Doria, também anunciou decreto que obriga o uso de máscaras nos 645 municípios paulistas. O decreto estadual começa a valer nesta quinta-feira, dia 7.

No decreto municipal, assinado pelo prefeito Cristiano Salmeirão, também prevê uso e oferecimento de produtos de higienização, entre eles álcool em gel a 70%, sabonete líquido e EPIs para uso em atividades de trabalho. Essas medidas são orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde.

Os estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços deverão exigir o uso de máscaras aos seus clientes para acesso interno e, inclusive, quando as filas de atendimento estiverem localizadas em passeios, vias ou logradouros públicos, podendo disponibilizar máscaras descartáveis aos usuários.

Oferecimento de álcool em gel e o controle do número de pessoas em suas repartições já estavam sendo medidas adotadas pela Prefeitura de Birigui desde o início da pandemia da Covid-19.

Agora, com a obrigação do uso de máscara, o cidadão não poderá entrar em prédios públicos, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços sem a proteção facial.

Os representantes legais responsáveis pelos estabelecimentos, empregados e colaboradores também deverão afixar informes, do lado de fora do estabelecimento, para comunicar a proibição de atendimento às pessoas que não estiverem utilizando as máscaras.

O decreto municipal, de número 6.633/2020, foi publicado dia 4 de maio e a íntegra do documento está disponível no site oficial da Prefeitura Municipal (birigui.sp.gov.br, banner Diário Oficial).

MÁSCARA DE PANO

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o cidadão utilize máscaras de pano, pois reduzem o risco de transmissão e podem ser reutilizadas após lavagem e higienização.

“Recomendamos que a população em geral utilize as máscaras caseiras, de tecidos de pano, pois tem boa eficácia para diminuir a transmissão da Covid-19 . O uso deve ser individual e quando a máscara estiver úmida deve ser trocada. A máscara de pano pode ser lavada com água e sabão, sendo recomendado deixar 30 minutos de molho na água com água sanitária”, explicou a diretora de Controle de Epidemias e Endemias da Prefeitura de Birigui, Mauricéia Gonçalves.

Segundo a diretora, as máscaras cirúrgicas (máscaras hospitalares) devem ser usadas somente pelos profissionais da saúde, já que existe uma escassez grande deste EPI (Equipamento de Proteção Individual).

“A máscara cirúrgica não deve ser usada pela população geral, é descartável e não deve ser reutilizada. Sendo assim, a melhor opção é usar máscara de pano, que a pessoa pode lavar e voltar a usar”, completou Mauricéia Gonçalves.

ORIENTAÇÕES DE HIGIENE

Não compartilhar as máscaras. Estas devem ser de uso individual, cada pessoa da família deve ter as suas;

Lavar a máscara de pano antes do primeiro uso e com frequência após cada uso;

A recomendação para higienização das mascaras de pano é que após a lavagem com água e sabão se faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos.

A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável.

Permitir secagem completa, sendo preferencialmente ao sol;

Passar com ferro quente;

Guardar em sacos plásticos limpos, embaladas individualmente;

Higienizar as mãos antes da colocação da máscara de pano, para descontaminação das mãos e redução de risco de infecção no momento do ajuste no rosto;

Colocar a máscara cuidadosamente para cobrir a boca e o nariz, ajustando com segurança para minimizar os espaços entre a face a máscara;


Evitar tocar na parte da frente da máscara, enquanto estiver em uso. Se o fizer, realizar imediatamente a higienização das mãos (lavagem com água e sabão ou fricção com álcool 70%);

Nunca posicionar a máscara de pano no pescoço, isso pode levar a contaminação da mesma no contato das mãos previamente contaminadas. Além de ser uma região de maior transpiração, favorecendo a umidade no tecido;

Remover a máscara pelas tiras / elásticos laterais, nunca tocando na frente da máscara. Isso porque a face externa da máscara pode estar contaminada por toque das mãos previamente contaminadas e/ou em aproximação de pessoas infectadas, em distâncias menores de 1 metro;

Realizar a higienização das mãos (lavagem com água e sabão ou fricção com álcool 70%), após a remoção e sempre que tocar inadvertidamente em uma máscara usada;

Substituir a máscara por outra máscara limpa e seca a cada duas horas, ou assim que se tornar suja ou úmida;

Levar um número de máscaras de pano adequado para o tempo que permanecer fora de casa, uma unidade a cada duas horas, de forma protegida contra contaminação externa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »