AtaNews Publicidade 728x90
04/05/2020 às 15h55min - Atualizada em 04/05/2020 às 15h55min

Sensor aderido à pele pode detectar primeiros sintomas do novo coronavírus

Dispositivo detecta natureza, duração e tempo das tosses, e ajuda também a monitorar progressão da Covid-19

Olhar Digital
Os principais sintomas da Covid-19 estão diretamente relacionados a problemas respiratórios. Tosse, dificuldade de respiração e falta de oxigenação no sangue. Com esses dados, a Universidade de Northwestern e o Shirley Ryan AbilityLab criaram um dispositivo que adere à pele e pode ajudar a monitorar os primeiros sinais do coronavírus, bem como a progressão da infecção.

O equipamento, semelhante a um curativo band-aid, é colado na região supraesternal, onde o fluxo de ar é mais próximo da pele. O adesivo não é invasivo e foi adaptado de um projeto para recuperação de pacientes com AVC. “Usamos um acelerômetro de três eixos e largura de banda alta para medir o movimento da superfície da pele” para capturar detalhes da respiração e da tosse, explicou o professor John Rogers.

Como funciona o dispositivo?
Uma vez por dia, o paciente retira o adesivo e o coloca em um carregador sem fio, que automaticamente sincroniza os dados armazenados com um tablet. Por meio de Inteligência Artificial, o dispositivo examina os resultados em busca de anomalias relacionadas à Covid-19. 

O dispositivo está em teste com 25 participantes há duas semanas. Na fase inicial, os dados são verificados duas vezes por uma pessoa treinada, antes de qualquer indicação ser encaminhada aos médicos. Mesmo sem uma licença de venda, a Universidade de Northwestern está produzindo dezenas de adesivos por semana, podendo aumentar esse número quando a licença for emitida.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »