AtaNews Publicidade 728x90
20/03/2018 às 11h13min - Atualizada em 20/03/2018 às 11h13min

Secretaria de Cultura e Turismo promove minipalestras em homenagem ao Dia do Artesão

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Em homenagem ao Dia Municipal do Artesão, comemorado na última segunda-feira, dia 19 de março, a Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo) de Birigui promoveu um coquetel e duas minipalestras para os artesãos, com o objetivo de compartilhar novos conhecimentos, incentivar a formalização do negócio e fomentar a economia solidária.
 

O evento aconteceu no auditório da Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), reunindo artesãos de Birigui e de Araçatuba; o secretário da Secultur, Elder Scanferla, que representou o prefeito Cristiano Salmeirão; os vereadores Carla Cristina Bianchi e César Pantarotto Junior, além de convidados.
 

A comemoração foi aberta com apresentação dos músicos Mário Bonfim e Luiz Ney. A primeira palestra foi sobre “Empreendedorismo na Economia Solidária”, com Solange Moretti, analista de negócios e gestora de projetos do Sebrae Araçatuba. Na sequência, o professor especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação, Cassio Betine, falou sobre “Mundo Digital”.
 

ATIVIDADE ECONÔMICA
 

A arte de usar as mãos para transformar matéria-prima em objetos de uso pessoal e decoração, por exemplo, é uma fatia do mercado que tem crescido nos últimos anos. Segundo o Programa de Artesanato Brasileiro, do governo federal, o artesanato movimento R$ 50 bilhões por ano na economia brasileira.
 

Birigui conta com uma associação dos artesãos há cinco anos, que tem recebido o apoio do governo municipal. “Nosso maior objetivo é que o artesanato seja transformado na principal atividade econômica dos nossos artesãos, movimentando o comércio local e ainda promovendo cultura. O trabalho dos artesãos é muito importante para a nossa cidade”, destacou o secretário da Secultur.
 

SEMANA DO ARTESANATO
 

De 23 a 25 de março acontece a 6ª Semana do Artesanato de Birigui. Aproximadamente 40 artesãos estarão expondo e comercializando seus mais diversos produtos na praça Dr. Gama. Na sexta-feira e sábado a feira funcionará das 9h às 22h, e no domingo das 16h às 22h. Durante o evento, haverá oficinas de artesanato e apresentações artísticas gratuitas.
 

A Semana do Artesanato busca contribuir para o desenvolvimento sustentável, fortalecer as tradições culturais e locais, incentivar o processo artesanal, manter a geração de trabalho e renda no município e a valorização dos artesãos locais e do artesanato enquanto manifestação de cultura popular e economia solidária.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »