AtaNews Publicidade 728x90
29/04/2020 às 16h00min - Atualizada em 29/04/2020 às 16h00min

Com odor de menta, Sucen fornece novo inseticida para combater o mosquito Aedes aegypti

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Superintendência de Controle de Endemias [Sucen] passou a oferecer aos municípios um novo inseticida contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Em Birigui, a nebulização com o novo inseticida já foi feita no último dia 27 de abril em residências do Jardim Europa, um dos bairros da conhecida região do grande Toselar.

Com odor de menta, o novo produto não incomoda os moradores, degrada-se rapidamente no meio ambiente, além de não manchar e apresentar baixa toxidade para humanos e animais domésticos.

Segundo o chefe da Divisão de Vigilância e Controle de Vetores, João Paulo Salatino Lacerda, a fêmea do Aedes aegypt já oferece resistência ao antigo inseticida, o Malathion, que deixou de ser fornecido pelo governo estadual desde outubro de 2019.

Além do cheiro agradável, o novo produto não requer diluição e está pronto para uso, diferente do inseticida antigo.

“O antigo Malathion foi uma adaptação da agricultura para a saúde pública. Já o novo produto, o Cielo ULV, foi desenvolvido especificamente para o uso em saúde pública. O novo produto foi aprovado pela Organização Mundial de Saúde”, disse o chefe João Paulo.

ABRIR TODAS AS PORTAS

O CCVZ [Centro de Controle de Vetores e Zoonoses], órgão da Secretaria de Saúde de Birigui, orienta que os moradores precisam abrir todas as portas de suas casas para que o novo produto faça efeito.

A nebulização é feita onde há registro de casos de dengue, zika e chikungunia. A aplicação do inseticida é feita na residência e dentro de um raio de 300 metros da residência onde há casos registrados.

Antes da nebulização, os agentes de endemia fazem as visitas casa a casa. A meta é fazer o controle: vistoria e eliminação de focos.

Em Birigui, a nebulização é feita somente no período da manhã, das 7h30 às 13h. O CCVZ conta com 14 profissionais: 12 agentes e 2 supervisores.

Para iniciar a aplicação do novo inseticida, a Sucen Araçatuba fez um treinamento para agentes de endemias dos municípios da região. A capacitação ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de abril, em Araçatuba. Três agentes de Birigui participaram do treino e repassaram para os demais agentes.

Com a aplicação do novo inseticida nas residências, não haverá necessidade de nebulização em terrenos baldios, ávores e na frente das casas.

NÚMEROS

Birigui registrou este ano 1.454 notificações de casos de dengue. São 535 casos prováveis de dengue, sendo 434 casos positivos e 101 casos em investigação. Outros 919 são casos negativos.

Um comparativo feito pelo CCVZ chama a atenção: do dia 01/01/2019 até o dia 28/04/2019 Birigui registrou 6.020 notificações. Neste período, foram 4.378 casos positivos de dengue.

Já de 01/01/2020 até o dia 28/04/2020 Birigui registrou 1.454 notificações. O período registrou 434 casos positivos.

O número de notificações caiu 75,85% [de 6.020 para 1.454].

Já a queda de casos positivos é ainda maior: de 90,09% [de 4.378 para 434].

Ao saber dos números, o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, elogiou o trabalho dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e do CCVZ.

“Essa queda é fruto de muito trabalho, de dedicação e de amor as tarefas diárias. Parabéns aos profissionais envolvidos nesta queda. Aproveito para lembrar: apesar da pandemia do coronavírus, não podemos esquecer do mosquito Aedes. Temos que combate-lo”, falou o prefeito de Birigui.

A foto deste texto foi tirada nesta quarta-feira, dia 29, no bairro Jardim Europa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »