AtaNews Publicidade 728x90
29/04/2020 às 08h26min - Atualizada em 29/04/2020 às 08h26min

Governo de São Paulo e prefeituras debatem retomada gradual da economia

Governador participa de teleconferência para orientar prefeitos sobre reabertura de estabelecimentos não essenciais por fases

Governo do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação

O Governador João Doria apresentou para prefeitos de 31 cidades os principais aspectos da flexibilização gradual e heterogênea da quarentena no Estado. A reunião virtual foi realizada nesta terça-feira (28) para ampliar o diálogo com os municípios e dar mais transparência aos parâmetros do Plano São Paulo, que prevê a possibilidade de reabertura de comércios e serviços não essenciais a partir do dia 11 de maio.

“Estamos juntos nesta que é a pior crise de saúde, econômica e social do País. Em São Paulo, não tomamos decisões de ordem política ou personalista. Tomamos decisões sempre amparadas na ciência e na Medicina e é por isso que conseguimos o achatamento da curva. Estamos conseguindo salvar vidas aqui em São Paulo com a ajuda de vocês [prefeitos] e faço um agradecimento pelo apoio, consciência e atitude de todos nas suas cidades e regiões”, salientou Doria na abertura da teleconferência.

O panorama de disseminação do coronavírus no Estado de São Paulo exige cautela. Após balanço na tarde desta terça (28), eram 24.041 casos confirmados e 2.049 mortes. Das 645 cidades paulistas, 305 tiveram pelo menos um caso da doença COVID-19, causada pelo novo coronavírus. Do total de infectados, 8.644 foram detectados em cidades do interior, litoral e Região Metropolitana da capital.

“O isolamento social é fundamental. Cidades que estão mantendo o índice entre 60% e 70% serão cidades com mais oportunidades de flexibilização do que aquelas que não estão tendo o mesmo desempenho”, declarou o Governador.

Pactuação

Ao longo da reunião, prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes, incluindo as sedes das regiões administrativas do Estado, receberam informações sobre a situação geral de infecções e óbitos pelo coronavírus. Em seguida, Doria e a equipe técnica apresentaram um detalhamento dos regramentos que vão nortear a flexibilização da quarentena em São Paulo.

Participaram da reunião os Secretários de Estado Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), Patricia Ellen (Desenvolvimento Econômico), José Henrique Germann (Saúde) e Célia Parnes (Desenvolvimento Social), além do Coordenador do Centro de Contingenciamento do Coronavírus, David Uip.

“Realizamos uma reunião de pactuação entre Estado e municípios. Pedimos empenho a todos os prefeitos para que possamos seguir melhorando as taxas de isolamento social até o dia 10. Na sequência, haverá um tratamento heterogêneo, deixando muito claro para os prefeitos que é a ciência que vai definir de que forma vai se dar esse retorno gradual”, destacou Marco Vinholi.

Agenda

Nesta quarta-feira (29), o Governador João Doria promove mais uma reunião de apresentação do Plano São Paulo com prefeitos da Região Metropolitana da capital. Já na quinta-feira (30), participam os prefeitos de cidades com menos de 200 mil habitantes.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »