27/04/2020 às 14h45min - Atualizada em 27/04/2020 às 14h45min

Bolo floresta encantada com merengue e mousse de chocolate

A Receitaria
Se tem uma coisa que sempre vamos usar o máximo da nossa criatividade para apresentar, são as receitas de bolo. Desta vez decidimos fazer um bolo floresta encantada. Você só precisa de merengue, geleia de framboesa caseira e um delicioso mousse de chocolate. O resultado é um bolo quase bonito demais para comer. Esta proposta também funciona bem para festas de aniversário (sobretudo para os amantes da natureza).

Ingredientes:

Para o merengue:


55 g de chocolate em pó;
120 g de açúcar de confeiteiro;
200 g de claras;
1 pitada de fermento;
150 g de açúcar de confeiteiro (peneirado);
Canela;
Xarope de bordo, para pincelar.

Para o mousse de chocolate:

250 g de chocolate amargo picado;
150 g de creme de leite;
20 g de manteiga mole;
300 g de chantilly;
Hortelã fresca.

Para a geleia de framboesa:

150 g de framboesas frescas;
70 g de açúcar;
1 colher de sopa de suco de limão siciliano.

Mais:

Canudos de chocolate;
Saco de confeiteiro;
Frutas vermelhas frescas, para decorar;
Hortelã fresca, para decorar.

Passo a passo:

1. Misture as claras com o fermento e bata até ficar espumosa. Ao fazer isso, vá adicionando as 120 g de açúcar de confeiteiro. Depois peneire o chocolate em pó e as 150 g de açúcar de confeiteiro adicionando-os à mistura. Continue mexendo. Encha um saco de confeiteiro com um bico de 1 cm com mais da metade da mistura.

2. Preaqueça o forno a 140 °C. Coloque o papel manteiga em uma assadeira e faça 3 espirais com a massa. Cada espiral deverá ter cerca de 14 cm de diâmetro.

3. Pegue outra assadeira e forre com papel manteiga. Com o restante da massa do saco de confeitar, desenhe os palitos no papel. Coloque as duas bandejas no forno e asse por 60 minutos (até o merengue ficar crocante). Deixe o merengue esfriar até a temperatura ambiente.

4. Pincele os palitos de merengue com xarope de bordo e polvilhe com canela. Aqueça a lâmina de uma faca e pressione-a levemente sobre os palitos de merengue. Isso fará com que eles pareçam cascas de árvore.

5. Em seguida, faça o mousse de chocolate: ferva o creme de leite junto com a hortelã picada em fogo médio. Em seguida, peneire e adicione-o ao chocolate amargo picado. Misture tudo. Deixe o mousse esfriar um pouco e adicione a manteiga. Misture tudo com uma batedeira. Adicione o chantilly enquanto estiver mexendo. Encha um saco de confeiteiro com o mousse.

6. Para a geleia de framboesa, misture o açúcar e as framboesas em uma panela. Cozinhe tudo em fogo alto por 5 minutos. Amasse as framboesas com um garfo e deixe cozinhar em fogo médio até engrossar um pouco. Adicione o suco de limão e misture tudo. A geleia deve ficar suave, de maneira que possa ser espalhada. Deixe esfriar.

7. Coloque a primeira espiral de merengue em um prato e pincele com a geleia de framboesa.

8. Usando o saco de confeiteiro, desenhe uma espiral de mousse de chocolate sobre a geleia.

9. Coloque a segunda espiral de merengue de chocolate por cima e cubra-a com geleia de framboesa e mousse de chocolate. Repita todas as etapas com a última espiral. Espalhe a lateral do bolo completamente com o restante da mousse de chocolate.

10. Quebre os palitos de merengue e decore o bolo inteiro com eles e com os canudos de chocolate. Por fim, adicione as frutas vermelhas e hortelã.



Você também pode comprar a geleia de framboesa, mas você já viu o quão rápido ela fica pronta? Ou talvez você prefira geleia de morango ou cereja. De qualquer maneira, ficará delicioso! Bom apetite!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »