AtaNews Publicidade 728x90
09/01/2018 às 14h20min - Atualizada em 09/01/2018 às 14h20min

Basilar e Zabet dão dicas de alimentos que estão na safra para você cuidar bem do orçamento doméstico

Preferir alimentos que estão na safra e o preparo de pratos mais práticos economiza e garanti uma alimentação equilibrada para a família

Assessoria de Imprensa
O mês de janeiro é um dos mais difíceis quando o assunto é equilibrar o orçamento doméstico. Além da fatura do cartão de crédito, com todos os gastos extras das celebrações de fim de ano, começam a chegar despesas adicionais, como IPTU e IPVA. Há ainda os que têm que gastar com a compra de uniforme e material escolar. Nessas horas, a melhor coisa a fazer é cortar gastos para reequilibrar as contas. De acordo com o IBGE, alimentação é um dos grupos com maior peso nas despesas das famílias brasileiras. E, para reduzir gastos com alimentos sem precisar cortar itens ou reduzir a qualidade das refeições da família, há uma dica simples: comprar os alimentos da safra.

Além de mais baratos, os alimentos que estão na safra têm mais qualidade e são mais nutritivos, pois estão no auge da produção. Alguns tipos de frutas que não são produzidas durante o ano inteiro passam meses em refrigeração antes de irem para o supermercado. Neste processo há uma perda natural de nutrientes. Já as frutas no auge da safra estão fresquíssimas e ótimas para o consumo. Um bom exemplo de frutas em plena safra no primeiro trimestre do ano são abacaxi, maracujá e melancia, todas ótimas para sucos e que combinam com o verão.

Além de dar preferência a alimentos na safra, vale prestar atenção em refeições práticas e deliciosas que podem ajudar a economizar tempo e gás de cozinha. Nessa hora, a principal aliada da dona de casa são as massas, que se preparadas com carnes e vegetais, rendem refeições deliciosas e econômicas. Mudando os cortes e os acompanhamentos você consegue oferecer refeições diferentes todos os dias para a família.

Veja abaixo a tabela das frutas e hortaliças que estarão na safra no primeiro trimestre de 2018 e prepare duas sugestões de receitas da Basilar e da Zabet, marcas de massas e biscoitos focadas no interior de São Paulo, que utilizam alguns desses alimentos: RECEITAS
 
FRUTAS EM SAFRA (1º TRIMESTRE)

Janeiro
  • Abacaxi Havaí, laranja pera, maracujá, mamão havaí, marmelo nacional, melancia e uva rubi
Fevereiro
  • Abacate, fruta do conde, goiaba, jaca, laranja pera, maçã (nacional e Gala), seriguela
Março
  • Abacate, abacaxi pérola, banana (maçã e nanica), goiaba, jaca, laranja pera, limão, (nacional e Gala), mamão (Formosa e Havaí), pêra, seriguela, tangerina cravo, uva (Itália e Rubi)

EGUMES E VERDURAS EM SAFRA (1º TRIMESTRE)

Janeiro
  • Abóbora/jerimum, abobrinha, beterraba, pepino, pimenta Cambuci, pimentão (amarelo, verde e vermelho), quiabo, tomate, alface, cebolinha e cebola nacional
Fevereiro
  • Abóbora/ jerimum, pepino (caipira e comum), pimenta Cambuci, pimentão vermelho, quiabo, tomate caqui, milho verde e cebola nacional
Março
  • Abóbora, Abóbora moranga, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, inhame, chuchu, jiló, pepino (caipira, comum e janponês), alface, acelga, milho verde, repolho, salsa.


Como fazer Espaguete ao Azeite com Salmão e Abobrinha



Espaguete ao Azeite com Salmão e Abobrinha

Ingredientes:

Salada:


1 embalagem de Espaguete Basilar
5 colheres (sopa) de azeite extra virgem
2 cebolas médias, picadas
2 abobrinhas médias em cubinhos
5 tomates maduros sem sementes e sem pele picados
500g de filé de salmão
2 dentes de alho picados
Sal e alecrim a gosto

Modo de Preparo:
  • Comece preparando o salmão. Em uma assadeira média, acomode os filés de salmão e tempere com alho, sal e alecrim. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180º) preaquecido por 25 minutos. Retire do forno, corte os filés de salmão em lascas e reserve.
  • Em uma panela média, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte as abobrinhas, os tomates e deixe refogar por mais 10 minutos ou até que a abobrinha fique macia. Se necessário acrescente ½ xícara (chá) de água. Acerte o sal e reserve.
  • Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o refogado de abobrinha com tomate e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.
  • Espalhe por cima as lascas de salmão e sirva a seguir.

Variação: O salmão pode ser substituído por atum ou sardinha, no caso destes ingredientes, basta acrescentá-los no refogado de abobrinha com tomate e substituir o alecrim por salsinha.

Toque do Chef: A combinação de ingredientes desta receita é bastante nutritiva e indicada para idosos.

Rendimento: 6 porções

Tempo de Preparo: 50 minutos

Calorias por porção: 514 kcal

 

Como fazer Torta de Uva com Chocolate



Torta de Uva com Chocolate

Ingredientes:

2 embalagens de Biscoito Maizena Zabet
100g de castanha-do-pará
1 xícara (chá) de margarina em temperatura ambiente
Raspas de chocolate a gosto

Creme de Chocolate:

2 envelopes de gelatina incolor sem sabor
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
2 xícaras (chá) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de rum

Para decorar:

Uvas itália e rubi, sem sementes, cortadas ao meio

 Modo de Preparo:
  •  
  • Prepare a massa. Leve ao processador o biscoito maizena, a castanha-do-pará e bata até obter uma farofa. Despeje numa tigela funda, junte a margarina e amasse bem com os dedos para ligar tudo. Forre o fundo de uma forma desmontável (25cm de diâmetro). Leve ao forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 10 minutos ou até que as beiradas comecem a pegar cor e reserve.
  • Prepare o creme de chocolate. Dissolva a gelatina em 6 colheres (sopa) de água fria, leve ao banho-maria ou microondas e deixe aquecer sem ferver.
  • Bata no liquidificador, o leite condensado, o creme de leite, o chocolate em pó e o rum.  Acrescente a gelatina dissolvida e deixe bater mais um pouco. 
  • Despeje o creme de chocolate sobre a massa, espalhando bem com a ajuda de uma colher. Leve à geladeira por 3 horas.
  • Retire a torta da geladeira, desinforme, decore por cima com as uvas itália e rubi, as raspas de chocolate e sirva a seguir.

 Rendimento: 15 porções

Tempo de Preparo: 40 minutos

Calorias por Porção: 452 kcal



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »