AtaNews Publicidade 728x90
20/04/2020 às 16h35min - Atualizada em 20/04/2020 às 16h35min

Forças armadas atuam diretamente na assistência à população durante pandemia

Militares auxiliam na distribuição de alimentos, na recuperação de ventiladores pulmonares e no transporte de equipamentos em todo o País

Governo do Brasil
Militares participam da Campanha "Covid sem fome". - Foto: Ministério da Defesa
O Ministério da Defesa lançou, em 20 de março, a Operação Covid-19, para auxiliar nas ações de apoio ao Governo Federal, estaduais e municipais. Mais de 29 mil homens e mulheres das Forças Armadas realizam as mais diversas atividades. Eles atuam apoiados por 797 viaturas, 75 embarcações e 18 aeronaves. Enquanto um batalhão de cientistas trabalham para encontrar a cura definitiva para a Covid-19, militares atuam na assistência à população durante distanciamento social e na logística de equipamentos e materiais.

E neste esforço, por meio de parceria firmada entre o Ministério da Defesa (MD), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e empresas, têm sido possível o conserto de respiradores que estavam parados. Em duas semanas, 1.290 aparelhos foram recolhidos para reparo e 201 estão recuperados. Esse trabalho conta com rede de 15 pontos de manutenção de respiradores em 13 estados.

A missão também conta com o apoio de algumas indústrias automotivas, que alteraram seus processos produtivos para colaborar com a tarefa. No sábado (18), quatro desses respiradores foram retirados das instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Macapá (AP) e levados, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), ao Centro Tecnológico da instituição de Belo Horizonte, um dos principais centros de manutenção.

Em outro ponto do País, no município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, o 62º Batalhão de Infantaria fez o transporte de 50 respiradores até a Base Aérea de Florianópolis da FAB. O material seguiu para Boa Vista (RR) em apoio à Operação Acolhida.

Foto: Ministério da Defesa

Foto: Ministério da Defesa



Solidariedade
Na Região Norte, a conscientização da população recebe especial atenção. O 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, da Marinha, entregou panfletos na Feira da Providência, localizada na capital do Pará. Em Santarém, trabalho semelhante foi realizado durante inspeção naval da Capitania Fluvial local. Na mesma região, o Comando Conjunto está ampliando a capacitação em defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) de militares das três Forças. 

Em Itaituba, houve uma singela homenagem para amenizar um pouco a rotina incessante dos profissionais de saúde. A Banda de música do 53º BIS realizou, no sábado, apresentação musical no Hospital Municipal de Itaituba (HMI). A iniciativa levou descontração e alegria aos profissionais que têm se dedicado integralmente ao amparo da sociedade.

2º Batalhão de Operações Ribeirinhas entrega panfletos na Feira da Providência

2º Batalhão de Operações Ribeirinhas entrega panfletos na Feira da Providência



Outra ação que envolve os militares por todo o País é a arrecadação e distribuição de gêneros alimentícios para os mais vulneráveis. Integrantes do 1º Batalhão de Polícia do Exército, em parceria com instituições e amigos da Unidade Militar, participam da Campanha "Covid sem fome". O que é recolhido, inclusive roupas, é distribuído em bairros cariocas. 

No Sul, em Tubarão, Santa Catarina, a 3ª Companhia de Infantaria Motorizada entregou kits de alimentação às famílias dos jovens do Programa Forças no Esporte (Profesp). Na mesma região, no município de Santo Antônio da Platina, o Tiro de Guerra, em parceria com a Secretaria de Assistência Social local, arrecadou 4,5 toneladas de alimentos, para serem entregues a 250 famílias de baixa renda.

Em apoio aos profissionais de saúde, no município de Guia Lopes da Laguna, no Mato Grosso do Sul, o Comando Conjunto Oeste, por meio da 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, realiza triagem de pacientes em postos de saúde.

Foto: Ministério da Defesa

Foto: Ministério da Defesa



Operação Covid-19
O Ministério da Defesa ativou o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à Covid-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (Comae), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do Governo Federal no enfrentamento à pandemia e recebeu o nome de Operação Covid-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »