17/04/2020 às 16h08min - Atualizada em 17/04/2020 às 16h08min

Bolo tiramisù com calda de café e ganache

A Receitaria
Não são só os italianos que adoram essa sobremesa em camadas: o tiramisù. Com ou sem álcool, essa sobremesa é muito popular em todo o mundo. Alguns o preparam com biscoitos champanhe, enquanto outros preferem com uma base pão de ló. As receitas de tiramisù variam das mais simples às mais sofisticadas, com quantidades duplas ou simples de mascarpone, cacau ou café em instantâneo; A variedade é enorme. A próxima versão de tiramisù consiste em uma base de bolo de quatro camadas e calda de café e, como toque final, um delicioso ganache.

Ingredientes:

Para a massa:


225 g de manteiga mole;
200 g de açúcar;
4 ovos grandes;
8 g de essência de baunilha;
375 g de farinha;
15 g de fermento em pó;
¼ colher de chá de sal;
240 g de leite à temperatura ambiente.

Para a calda de café:

150 g de açúcar mascavo;
240 g de água;
5 g de café instantâneo.

Para o creme de mascarpone:

300 g de queijo mascarpone em temperatura ambiente;
240 g de manteiga mole;
300 g de chocolate branco derretido;
4 g de essência de baunilha;
1,5 g de sal;
500 g de açúcar de confeiteiro.

Para o ganache:

170 g de chocolate meio amargo (60% cacau);
⅛ colher de chá de sal;
75 g de creme de leite fresco;
3 g de café instantâneo;
45 g de xarope de milho claro.

Mais:

2 formas de bolo com 24 cm de diâmetro, aprox.
Prato giratório para bolos;
Espátula pequena.

Passo a passo:

1. Primeiro aqueça o forno a 180 °C. Unte as duas formas com manteiga e polvilhe com farinha.

2. Para a base do bolo, bata a manteiga e o açúcar em uma tigela até obter uma massa espumosa e adicione os ovos aos poucos. Adicione também a essência de baunilha, leite, sal, fermento e farinha, mexendo sempre.

3. Despeje metade da massa em cada uma das formas e asse por cerca de 40 minutos. Depois, deixe esfriar completamente.

4. Corte os dois bolos horizontalmente para criar 4 fatias de mesma espessura.

5. Ferva o açúcar e a água em uma panela em fogo médio por um minuto. Retire a panela do fogo e adicione o café instantâneo. Deixe a calda esfriar completamente.

6. É a vez do creme de mascarpone. Bata o queijo e a manteiga em uma tigela por cerca de 1 minuto com um mixer, até que a mistura fique lisa. Adicione o chocolate branco derretido, a essência de baunilha e o sal e continue batendo em velocidade baixa até obter um creme homogêneo. Adicione o açúcar de confeiteiro no final.

7. Coloque a primeira das quatro bases de torta no prato de bolo, com o corte virado para cima, e cubra com a calda de café.

8. Em seguida, coloque uma camada de creme de mascarpone por cima (cerca de 1-2 cm de espessura).

9. Coloque a segunda base de bolo por cima, pincele com calda de café e cubra com uma camada de creme de mascarpone. Repita este procedimento com as duas bases restantes. Finalmente, cubra o bolo todo com o restante do creme e refrigere por pelo menos 2 horas.

10. Para o ganache, coloque o chocolate meio amargo picado e o sal em um recipiente resistente ao calor. Em uma panela pequena, aqueça o creme de leite, o café e o xarope de milho em fogo médio, mexendo sempre. Despeje essa mistura sobre o chocolate e deixe descansar por 1 minuto. Bata tudo até obter uma textura suave. Deixe o ganache esfriar por pelo menos 30 minutos antes de usá-lo novamente.

11. Em seguida, distribua o ganache pelo bolo e alise a superfície. Coloque o bolo em uma plataforma giratória e desenhe uma espiral de ganache com a ajuda de uma pequena espátula. Refrigere o bolo por pelo menos 4 horas (de preferência durante a noite).



Uma maneira particularmente criativa de preparar o tiramisù. Se preferir álcool, você pode adicionar um pouco de Cointreau (licor de laranja) à calda de café. Bom proveito!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »