AtaNews Publicidade 728x90
19/03/2018 às 10h03min - Atualizada em 19/03/2018 às 10h03min

IBM revela computador menor que um grão de sal no evento Think 2018

TecMundo
Foto: Reprodução
A IBM vem desenvolvendo um computador menor do que um grão de sal e a grande revelação dessa maquininha deve acontecer nesta segunda-feira (19), em sua grande conferência de apresentação de tecnologia e produtos, a Think 2018.

Como dá para notar a proporção logo abaixo, ele é realmente muito pequeno, com dimensões de 1 mm x 1 mm, e seu poder é equivalente às máquinas 86x dos anos 90. Não é assim lá grandes coisas atualmente, mas o grande atrativo é que a fabricação de cada unidade deve custar menos do que US$ 0,10 (R$ 0,33). “O conjunto vai trazer centenas de milhares de transistores, que serão capazes de monitorar, analisar, comunicar e até agir sobre dados”, define a IBM, segundo o Mashable.

ibm

ibm



A ideia é utilizá-lo em grandes quantidades para realizar ações como um “enxame” de segurança, embutido em objetos do nosso cotidiano. Imagine, por exemplo, um sistema antifraude que além de todas as verificações atuais pudesse oferecer uma alternativa física de validação de dados, com sua própria criptografia, tudo em blockchain.

Ou vir acoplado em uma pílula de algum remédio caro na forma de pontos de tinta comestíveis, para garantir que o composto realmente traz a fórmula autêntica do produtos. A companhia vem realizando testes e ainda não dá para saber ao certo quando teremos os pequeninos à venda em escala comercial, porém, ela já adiantou que as possibilidades de uso são bem amplas.

“Essas tecnologias abrem caminho para novas soluções que abordem segurança alimentar, autenticidade de componentes fabricados, produtos geneticamente modificados, identificação de objetos falsificados e detecção de origem de produtos de luxo.”

ibm

ibm


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »