AtaNews Publicidade 728x90
19/03/2018 às 09h52min - Atualizada em 19/03/2018 às 09h52min

Corpo de Bombeiros paulista completa 138 anos

Secretário-adjunto relembrou momentos históricos da corporação e destacou mudanças legislativas para otimizar a prevenção a emergências

SSP
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar comemorou 138 anos (Crédito: Talita França)
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar comemorou, na noite desta quinta-feira (15), 138 anos resgatando vidas e combatendo as chamas. A solenidade contou a presença do secretário-adjunto da Segurança Pública, Sérgio Turra Sobrane, e ocorreu no Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste da Capital.

“Nesta data, temos que relembrar dois grandes momentos históricos”, ressaltou Sobrane. “O primeiro é a ocorrência da biblioteca da Faculdade de Direito, quando se tomou consciência da necessidade da criação de um Corpo de Bombeiros”.

Em 1880, um incêndio atingiu o Largo São Francisco, no centro de São Paulo. Para evitar que isso voltasse a acontecer, foi aprovada uma lei, em 10 de março daquele ano, criando oficialmente uma Seção de Bombeiros.

“O segundo momento, já depois de muito tempo, fora durante os grandes incêndios nos prédios aqui da Capital”, lembrou o secretário-adjunto. “Após esses terríveis episódios, percebemos que era preciso ter um Corpo de Bombeiros bem formado, preparado e equipado para combater emergências e incêndios”.

A menção de Sobrane foi para os casos dos edifícios Andraus, em 72, e Joelma, dois anos depois. “De lá para cá, o Estado caminhou no sentido de buscar a melhor condição para exercício dos bombeiros. Nessa linha, São Paulo aprovou o Código Estadual de Proteção Contra Incêndios e Emergências, que entre outras medidas, cria um fundo especial para o serviço – regulamentado pelo governador também nesta quinta-feira”.

O Fundo Estadual de Segurança contra Incêndios e Emergências (FESIE) não traz novas cobranças, apenas altera a destinação da verba arrecadada com serviços administrativos dos bombeiros.

noticia

noticia



Outro presente

Além do aniversário e da regulamentação do FESIE, os bombeiros têm mais um motivo para comemorar: ainda na quinta, foram publicadas no Diário Oficial do Estado as novas Instruções Técnicas (ITs) que irão permear a atividade da corporação e estabelecer um padrão mínimo de segurança.

“A preocupação em salvar vidas nos direciona principalmente no campo da prevenção. SP já conta com normas abrangentes e modernas voltadas à prevenção e segurança contra incêndios, que, não por acaso, são modelo para demais estado brasileiros”, destacou o comandante da corporação, coronel Wagner Bertolini Junior.

As instruções atualizam as normas e parâmetros para edificações e procedimentos. Ao todo, são 45 ITs que substituirão as publicadas em 2011 e 2014.

“A evolução deve ser constante e a prova disso são as novas instruções, que demandaram meses de trabalho dos nossos profissionais, sempre atentos às necessidades da sociedade”, afirmou Bertolini.

A portaria CCB 23/810/18, que traz as novas regras, foi publicada em caderno especial do DOE e entram em vigor a partir do dia 13 de junho deste ano.

A alteração vem de acordo com o Sistema de Atendimento de Emergências no Estado de São Paulo, sancionado pelo governador em dezembro do ano passado. Todas medidas seguem o previsto no Código de Proteção Contra Incêndios e Emergências.



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »