AtaNews Publicidade 728x90
17/04/2020 às 10h46min - Atualizada em 17/04/2020 às 10h46min

Brasil pode ser o 2° país mais infectado pelo novo coronavírus, diz estudo

O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (15) mostra que o Brasil tem 23.430 casos de infectados pelo novo coronavírus. Entretanto, uma nova análise de modelagem numérica da Covid-19 estima que o número de casos de infecção já supera 313 mil pessoas

Olhar Digital
Embora seja o 14° país mais afetado, o Brasil é um dos que menos testam pacientes no mundo - 296 testes por milhão de habitantes, enquanto que o país americano testa 8.866 por milhão. Se considerarmos a projeção do número de casos subnotificados, o país seria o segundo no mundo em número de casos, atrás somente dos EUA.

O grupo de cientistas, que tem acertado as projeções sobre a doença, também traçou cenários para a ocupação dos leitos de emergência e de UTIs nos estados.

"O modelo que trabalhamos considera que para os três cenários todos os leitos estão disponíveis no começo da epidemia. Mas, como segundo o próprio Ministério da Saúde informa, estamos em média com uma taxa de ocupação de 75%, e essas previsões podem ser mais dramáticas", aponta Domingos Alves, especialista em modelagem computacional e líder do Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da Faculdade de Medicina de Riberião Preto, da USP.

"Se não houver medidas de distanciamento mais restritivas e o isolamento for reduzido, a cidade de São Paulo poderá ver o colapso de sua rede hospitalar já na próxima segunda-feira. Em Manaus, a rede já colapsou, a taxa de hospitalização está muito acima da capacidade de atendimento", analisou Alves ante as situações na capital paulista e amazonense. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »