AtaNews Publicidade 728x90
16/04/2020 às 15h22min - Atualizada em 16/04/2020 às 15h22min

Tikka Masala de couve-flor com creme de caju e arroz aromático

A Receitaria
Muita gente já conhece Tikka Masala, especialmente os fãs da culinária indiana. É um prato com base de curry, pedaços de carne de frango grelhados e molho de tomate picante. O essencial deste prato são, naturalmente, os temperos que o compõem: Garam Masala, canela, pimenta caiena e açafrão. Hoje, porém, vamos experimentar uma variante vegetariana dessa receita: prepararemos couve-flor em molho de tomate e curry, com creme de caju e arroz aromático como acompanhamento.

Ingredientes:

Para o Tikka Masala:


1 colher de sopa de óleo; 
1 cebola;
3-4 dentes de alho;
Um pedaço de gengibre;
1-2 jalapeños verdes;
3/4 colheres de chá de Garam Masala;
1/2 colher de chá de pimenta caiena;
1/2 colher de chá de canela;
Sal;
5 tomates médios;
1 pimentão vermelha médio;
300 ml de leite de coco.

Para a massa:

200 g de farinha;
1/4 colher de chá de sal;
5 g de fermento em pó;
1/2 colher de chá de açafrão;
360 ml de água com gás;
4 colheres de chá de óleo;
4 colheres de sopa de gergelim preto.

Mais:

1 couve-flor média;
1 frigideira com óleo, para fritar.

Para o creme de caju:

150 g de castanhas de caju;
60 ml de água.

Para o arroz:

250 g de arroz basmati;
3 sementes de cardamomo;
3 unidades de anis estrelado;
Sal.

Passo a passo:

1. Pique o alho, os jalapeños, a cebola e o gengibre e refogue em uma frigideira até a cebola ficar translúcida. Adicione a pimenta caiena, o Garam Masala e a canela e refogue rapidamente. Em seguida, adicione o tomate, o pimentão e leite de coco e cozinhe tudo em fogo médio por 15 a 20 minutos. Quando os vegetais estiverem cozidos, você ficará com um curry cremoso. Se você preferir um curry mais fino, você pode bater no liquidificador.

2. Misture bem a farinha com o fermento, o gergelim preto, o açafrão, o óleo, o sal e a água com gás até ficar com consistência homogênea. Mas não mexa muito, pois você pode perder a esponjosidade dada pelo gás.

3. Introduza os raminhos de couve-flor  na massa até que fiquem completamente cobertos. Frite-os em óleo quente.

4. Os melhores acompanhamentos para a couve-flor Tikka Masala são: creme de castanha de caju e arroz aromático. Para o creme, deixe as castanhas embebidas em água por 2 a 3 horas. Moa as castanhas com a água até obter uma consistência cremosa e sem pedacinhos. Se você fritar previamente os cajus brevemente e depois deixá-los esfriar, o creme terá um sabor ainda mais intenso (mas também uma cor mais escura).

5. O arroz dá o toque final perfeito ao prato. Ferva o arroz basmati com as sementes de cardamomo e anis estrelado em meio litro de água. Em seguida, deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Não esqueça o sal.



Este prato impressiona não apenas pela variedade de ingredientes: seu aroma também vai te deixar em êxtase. Aprecie sua receita indiana no conforto da sua casa!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »